1 de fevereiro de 2021

Dicas: Praias desertas na Trilha da Ponta da Espia - Praias de Fora, Tapiá, Itapecerica e Godói - Ubatuba/SP

Aqui é a segunda parte da trip por algumas praias desertas de Ubatuba.
Mesmo Cedrinho ser de fácil acesso pela trilha ou barco, não dá para dizer que é uma praia totalmente deserta. Baguari de Fora se incluiria, já que a trilha de acesso não é tão demarcada.
Mas as praias ao longo da Trilha da Ponta da Espia são todas literalmente desertas e até complicado de acessar algumas.
Praias de Fora, Amor, Tapiá (ou Xandra), Itapecerica e Godói não é para qualquer um e exige um certo esforço, além do perigo de encontrar com algumas Jararacas, que foi o nosso caso.
Para quem conhece a Trilha das 7 Praias desertas (nesse link), talvez veja alguma semelhança.

Foto acima, na Praia do Godói

Fotos dessas praias: clique aqui
Vídeo: clique aqui
Tracklog de acesso a essas praias: clique aqui

Logística

# O acesso às praias da trilha da Ponta da Espia só pode ser feito no canto esquerdo da Praia da Enseada, nesse ponto.

Estacionamento próximo da Praia da Enseada
#
Para quem vem de carro, é possível deixá-lo em algumas das ruas, próximo da praia e foi o que fizemos. É bem seguro.

# A trilha que passa por essas praias também é conhecida por outros 2 nomes:
- Trilha da Praia da Enseada.
- Trilha da Praia de Fora.

Ônibus

# Embarque no Terminal Urbano da Empresa VerdeBus, localizado no centro da cidade, em qualquer linha que segue para as praias do sul de Ubatuba:
- Linha Tabatinga;
- Linha Fortaleza;
- Linha Perequê Mirim
- Linha Maranduba e outras.
Seguindo pela Rio-Santos, desça no primeiro ponto da Praia a Enseada. Dali são cerca de 3 ou 4 quarteirões até a Praia, onde iniciamos a caminhada.

Praia da Enseada
#
Saindo da Praia da Enseada são cerca de 40 minutos até a Praia de Fora e poucos metros antes de chegar nela, é necessário seguir numa bifurcação da direita que sai da trilha principal, quase escondida pela mata.

Trilha iniciando pela calçada concretada
#
Seguindo na trilha principal e desprezando a bifurcação para a Praia de Fora serão mais 20 minutos de caminhada até as outras 3 praias que irão surgir do lado direito: Tapiá, Itapecerica e Godói.

# E por essas 3 praias serem muito próximas, se estiver na maré baixa e com poucas ondas, até dá para passar de uma praia a outra pelo costão.

# Tempos atrás existia uma trilha que saia do Condomínio das Toninhas, mas que foi fechado pelo mesmo. Era uma oportunidade de iniciar na Enseada e finalizar na Praia das Toninhas ou o inverso.

Como é a trilha

Trecho inicial passando por residências
#
Nem paramos para aproveitar a Praia da Enseada e seguimos diretamente para o canto esquerdo, onde o caminho segue por uma calçada concretada, passando ao lado de algumas residências e junto do costão.

# Conforme avançamos, o caminho vai afunilando e se tornando uma trilha de verdade.
Passamos ao lado de uma pequena praia, sem ondas e com um lindo costão rochoso, perfeito para quem quiser aproveitar um mergulho em suas águas tranquilas.

Trilha pela mata
#
Outras casas vão surgindo e um pequeno portão de madeira bloqueia o acesso, mas é só empurrar. O acesso é livre.

# Ao lado da trilha colocaram uma placa de Proibido camping e uma outra bem grande alertando que o lugar é de Propriedade de Peter Muranyi Junior.

Terrenos particulares ao longo da trilha
#
Quintais de outras casas surgem juntos da trilha e algumas bifurcações levam ao costão, onde cada vez mais a trilha segue avançando pelo interior da mata atlântica.

# É preciso ficar atento a uma bifurcação com quase 20 minutos de caminhada, desde o trecho da calçada concretada, onde seguimos para esquerda.

# Agua potável pode ser conseguida numa pequeno riacho próximo dessa bifurcação.

Árvore caída no meio da trilha
#
Com mais 10 minutos de caminhada surge o único obstáculo na trilha: uma enorme árvore caída obstruindo a passagem, mas nada muito difícil de cruzar.

# E com pouco mais de 40 minutos chegamos numa bifurcação à direita que leva até a Praia de Fora e a do Amor, quase escondida pela vegetação. Dali são poucos metros até a Praia de Fora.

Bifurcação da Praia de Fora
#
Seguindo pela trilha principal, surgem mirantes do lado direito e trechos com cordas.

# Com 20 minutos desde a bifurcação da Praia de Fora, chegamos ao acesso à Praia do Tapiá, onde a trilha que leva à praia é um trecho bem íngreme pela encosta.

Praia de Tapiá
#
Junto da praia, tem um bambuzal com vestígios de acampamento.

# No lado direito dela existe um cano que fornece água potável, retirado de uma pequena nascente que desagua na areia.

Praia de Itapecerica
#
Retornando à trilha principal, caminhamos mais uns 100 metros e outra bifurcação, onde através de outra encosta íngreme, chegamos à pequeníssima Praia de Itapecerica.

# O trecho de areia é bem curto e preferimos curtir as ondas no costão dessa praia, já que ela não é tão atrativa.

Praia do Godói
#
Seguindo por mais alguns metros pela trilha principal e chegamos na última praia e a maior de todas. A do Godói.
É bem extensa, deserta, toda sombreada e com 2 riachos desaguando na areia, formando pequenas piscinas naturais de água doce.

Toda sombreada
#
Vestígios de camping no local e sem lixo. Essa foi a praia onde ficamos por mais tempo aproveitando a areia. Sem dúvida é a melhor de todas.

# A praia é perigosa com ondas fortes e algumas pedras junto da areia, mas valeu todo o esforço para chegar aqui.

Ondas fortes
#
 Depois de curtir bastante a praia era hora de retornar para conhecer outras 2 que também são desertas.
Retornando pela trilha principal, seguimos por uns 20 minutos até a bifurcação para a Praia de Fora, à esquerda.

# Foram poucos metros até a praia, com trecho final escorregadio, mas sem grandes dificuldades.

Praia de Fora
#
A faixa de areia é pequena, com um riacho desaguando na praia e quase sem área de sombra.

Braço com a luxação

# Através de uma trilha que sai do lado direito, junto do costão rochoso, tentamos chegar na última praia: a do Amor.
Mas na subida do costão a minha namorada sofreu uma queda, tendo uma luxação no cotovelo e por isso tivemos desistir.

# No retorno à Praia da Enseada, encontramos uma cobra Jararaca parada no meio da trilha e tivemos até uma certa dificuldade para retirá-la do meio do caminho - não queria sair de jeito nenhum.

# É uma trilha moderada com praias maravilhosas, mas apresenta um certo risco de quedas e encontros com animais peçonhentos.