26 de janeiro de 2021

Dicas: Praias desertas de Ubatuba/SP: Cedrinho e Baguari de Fora

Com essa pandemia não dá para aproveitar muita coisa nesse verão, mas uma praia deserta acaba se tornando uma boa opção e sem pensar 2x, o que me veio na cabeça foram algumas de Ubatuba, já que a cidade possui inúmeras que só podem ser acessadas por trilhas. 
Ainda tenho algumas inéditas na minha lista para conhecer nessa cidade e uma trip por essas praias era perfeito, pois dava para se livrar das típicas aglomerações e emendar com uma caminhada.
O problema é que Ubatuba não tem o apelido de Ubachuva à toa. No verão o tempo nublado e a chuva são uma rotina. Paciência. 
Em cada dia fizemos um circuito de praias diferentes: Praias do Cedrinho e Baguari de Fora em um dia e no outro as praias ao longo da Trilha da Ponta da Espia: Praia de Fora, Amor, Tapiá (ou Xandra), Itapecerica e Godói. 
Com exceção do Cedrinho, cujo acesso é relativamente fácil, as outras praias já possuem certa dificuldade para chegar nelas. E não recomendo para famílias com crianças, já que encontramos uma cobra Jararaca no meio da trilha da Ponta da Espia.
Para não ficar grande demais, nesse post só vou relacionar informações de acesso à Praia do Cedrinho e a Baguari de Fora.


Foto acima, Praia do Cedro e abaixo a do Baguari de Fora

Fotos dessas praias: clique aqui
Vídeo: clique aqui
Tracklog de acesso as essas 2 praias: clique aqui



# Em Ubatuba existem 2 praias com o mesmo nome de Cedro. Uma que se localiza já quase na divisa com Caraguatatuba, ao longo da Trilha das 7 Praias desertas e é conhecida como Cedro do Sul.

# Já a outra Praia fica próxima ao centro, sendo conhecida como Cedrinho e é nessa que a gente foi. Se quiser saber mais sobre a Cedro do Sul, veja nesse link, pois já fiz caminhada por lá: clique aqui

Logística

# O acesso à Praia do Cedro e a do Baguari é por estrada de terra em bom estado e iniciamos a caminhada junto da rotatória que acessa o condomínio da Praia do Tenório, neste ponto: clique aqui

Rotatória de acesso à Praia do Tenório
# É a mesma estrada que leva até o Farol da Ponta Grossa. As trilhas de acesso à essas 2 praias tem início nessa estrada.

# Outra opção são as escunas que saem da Marina da Praia de Itaguá e tem ponto de parada nessa praia.

# Da rotatória do Tenório até a Praia do Cedro são cerca de 40 minutos de caminhada. Preferimos deixar o carro junto dessa rotatória, pois caia uma leve garoa e preferi não arriscar pela estrada de terra, mas quem não gosta de caminhada, o trecho pela estrada de terra, mesmo com garoa é bem tranquilo para ser feito de carro. 
Praia Vermelha do centro
# Para quem vem de carro, em frente ao acesso dessa Praia existe um grande estacionamento pago ($20 Reais).
Curtindo a Praia Vermelha


Ônibus

# Não existe uma linha de ônibus que passa ao lado da Praia do Tenório, onde iniciamos a caminhada. A opção é embarcar no Terminal Urbano da Empresa VerdeBus, localizado no centro da cidade, em qualquer linha que segue para parte sul de Ubatuba: 
- Linha Tabatinga;
- Linha Fortaleza;
- Linha Perequê Mirim 
- Linha Maranduba e outras.
Seguindo pela Rio-Santos e assim que chegar no início da Praia Grande, desça no primeiro ponto. Dali são cerca de 3 ou 4 quarteirões até a rotatória da Praia do Tenório. 


Praia do Cedro

# Da estrada até a praia é uma trilha íngreme no meio da mata por cerca de 10 minutos.
Trilha de acesso à Praia do Cedro
# Praia é pequena e sem ondas, mas de tombo cuja profundidade aumenta abruptamente.

# A praia possui um lindo costão e é perfeita para mergulho com snorkel e mascara. Em outras vezes que visitei a praia encontrei tartarugas marinhas e moreias.
Praia do Cedro
# Existe um único quiosque (do Zeca) na praia que disponibiliza mesas, cadeiras e guarda-sóis para quem for consumir do local. 

# Devido à garoa no dia, a praia estava literalmente deserta, mas em dias de Sol, costuma encher.
Lateral da Praia
# Ficamos por alguns minutos na praia, mas devido às chuvas, a agua estava um pouco turva, não dando para aproveitar os mergulhos com mascara.


Praia Baguari de Fora

# Ao sairmos da Praia do Cedro, retornamos para a estrada e continuamos por ela na direção da Praia do Baguari de Fora, seguindo por um trecho muito íngreme até passar ao lado de um Reservatório da Sabesp, iniciando trecho de descida. 
Início da trilha ao lado da guarita
# Foram cerca de 30 minutos até chegar numa guarita junto da estrada. A partir daqui são inúmeras residências nos 2 lados da estrada. 

# O acesso à trilha que leva até a Praia do Baguari é ao lado da guarita, junto a um bambuzal, porém no início a trilha se divide em 2 – siga pela direita. 
Trilha
# A trilha não é tão demarcada (preferível levar o tracklog para os menos experientes) e parece que está se fechando pela falta de uso, tendo alguns trechos bem íngremes no final.

# O funcionário da guarita nos passou a informação que existe uma outra trilha cujo acesso é próximo da Praia do Cedrinho, porém não encontramos.
Praia Baguari de Fora
# Com cerca de 20 minutos de trilha, chegamos na Praia, onde existe uma casa de pescadores com algumas canoas e redes.

# O lugar é como se fosse um costão avançando mar adentro e a praia é de pedras e com pequena faixa de areia.
Mirante ao fundo
# Algumas árvores e coqueiros fornecem uma bela área de sombra, perfeito para um descanso.

# O lugar possui um lindo mirante na ponta do costão, com vistas para as praias Vermelha, Grande, Toninhas e a Ilha Anchieta na direção oeste.
Vista do Mirante
# Conhecido também como Cabo do Baguari ou Mirante do Baguari de Fora, o lugar é único e perfeito para dias ensolarados e com a maré baixa dá para aproveitar a pequena faixa de areia.

# A garoa insistia em cair naquele final de tarde, por isso não ficamos muito tempo. 
Vista do costão
# Pelo menos deu para tomar agua de coco de alguns coqueiros junto da praia. 

# No outro dia tínhamos mais 4 praias desertas para conhecer, ao longo da Trilha da Ponta da Espia, nesse relato: clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário