24 de setembro de 2020

Relato: Trilha da Praia das 7 Fontes + Gruta do Pirata - Ubatuba/SP

2020 está sendo marcado por uma pandemia nunca vista no planeta. Se chama 
Covid-19 e colocou o mundo de ponta cabeça fazendo um estrago muito grande e as viagens foram uma das mais afetadas.
Das várias trips que planejei nesse ano fui obrigado a cancelar todas. 
Riscos de contaminação, bloqueios em cidades, logística alterada, proibição do funcionamento de pousadas e campings, parques fechados, etc. Foram inúmeros problemas causados. Minha última caminhada foi em Novembro de 2019 e lá se foi quase 1 ano sem fazer alguma outra. Por isso, quando minha namorada chamou para irmos viajar no feriado de Setembro, não pensei 2x. 
Teoricamente estávamos no inverno, mas tinha que ser no litoral e a escolha foi Ubatuba. Desde a metade da década de 90 essa é a cidade que eu mais curto para fazer caminhadas. E lá tem para todos os gostos e bolsos: praias desertas e selvagens, trilhas históricas, cachoeiras de difícil acesso, poções escondidos e muito verde. São tantas opções disponíveis que, mesmo conhecendo muitas trilhas por lá, ainda tenho algumas inéditas para fazer. 
E a trilha da Praia das 7 Fontes é uma que sempre faltou completar na minha lista. Ela se inicia no Saco da Ribeira, onde está localizada a maior e mais movimentada marina da cidade e segue por trilha até 7 Fontes, passando pelas Praias do Ribeira e do Flamengo, cujos acessos são apenas por barcos ou à pé. 
E próximo da 7 Fontes tem uma atração curiosa: a Gruta do Pirata, que na verdade é uma fenda escondida pela mata, que se localiza junto do costão, sendo dividida em 3 pequenos salões, onde é necessário o uso de lanternas. O percurso é de pouco mais de 12 Km entre ida e volta e perfeito para um feriado de Sol. 


Nas fotos acima, cena do filme Titanic junto do costão da Gruta do Pirata e a Praia do Flamengo

Fotos dessa caminhada: clique aqui
Vídeo com depoimentos: clique aqui
Tracklog para GPS de todo o percurso: clique aqui


Como nosso planejamento era para ficar somente 2 dias na cidade, fui atrás de opções de campings próximos do Saco da Ribeira, já que pousada estava fora de cogitação, mesmo tendo sido liberada pela prefeitura da cidade.
Dos vários campings que entrei em contato, alguns estavam fechados ou com capacidade reduzida e o que consegui vaga foi no Camping Guarani, que não fica muito longe do Saco da Ribeira.
Até tive retorno do proprietário de um camping de frente para a Praia da Sununga que me conhecia e que, mesmo fechado, aceitava eu ficar no local.  Porém, por obra do destino não deu certo de acampar lá. E só tenho a agradecer ao Daniel, que fiz questão de conhecê-lo quando fui na praia.
Já em relação à trilha, eu já sabia que era tranquila, mas nunca é demais ir prevenido e levei um tracklog do trecho até a Gruta do Pirata.
Mochilas arrumadas, tanque cheio e final da manhã de Domingo pegamos a estrada em direção à Ubatuba. Descendo a Serra pela Rodovia Osvaldo Cruz sem congestionamento chegamos no camping quase sem vagas, por volta das 15:00hrs. 
O lugar é bem arborizado, banheiros separados com chuveiros quentes e uma cozinha disponível para o campista. 
Gostei do lugar porque as enormes árvores permitem várias áreas de sombra e sua localização está a uns 2 quarteirões da Praia da Sununga e do Lazaro. 
Depois de montar a barraca, fomos aproveitar a Praia da Sununga que estava bem cheia, mas com ondas muito fortes e perigosas.
Voltamos ao camping antes do anoitecer e fomos dormir relativamente cedo. O tempo estava nublado, mas a previsão era de melhoras para o dia seguinte.
Saímos do camping por volta das 07:00 hr e tomamos nosso café da manhã numa lanchonete próxima.
Supermercado Porto Ribeira
Pensei em deixar o carro no estacionamento do Supermercado Porto Ribeira, que se localiza junto da Rio-Santos, mas encontrei uma vaga próximo da Marina, o que me economizou alguns minutos de caminhada.
Iate Clube
O acesso ao início da trilha fica no canto direito do Saco da Ribeira, depois de passar pelas marinas do píer.
Começamos a caminhada pela trilha por volta das 09:00 hrs, que na verdade é uma pequena estrada de terra que segue próxima ao costão, do lado esquerdo.
Seguindo para a Praia da Ribeira
O final dela, depois de uns 10 minutos de caminhada, é junto de algumas casas que ficam de frente para a Praia da Ribeira. A Praia até que é bonita com muitas áreas de sombra, mas as dezenas de lanchas e iates ancoradas próximas da areia estraga um pouco do belo visual. 
Nas areias da Praia da Ribeira
Cruzamos a praia de uma ponta a outra e seguimos pela trilha do outro lado. Com alguns minutos de leve subida passamos pelo acesso à Praia da Dionísia, onde um portão de madeira bloqueia o acesso e uma placa ameaçadora: Cuidado Cão Bravo. 
Acesso à Praia da Dionísia
Talvez seja possível seguir até essa praia pelo costão, já que pela trilha não dá. Parece ser uma autentica praia privada.
Continuando a caminhada, que agora segue no plano, passamos ao lado de alguns outros portões que acessam residências junto do costão e de uma pequeníssima bica de água, do lado direito.
Trilha demarcada
Num dos pontos mais altos da trilha, em um mirante se avista a bela Praia do Flamengo, mas para chegar lá ainda tem a íngreme descida por degraus em zig zag. Fico imaginando a volta - não deve ser fácil.
E com cerca de 40 minutos desde o Píer da Ribeira, chegamos na areia da praia. 
Cruzando a Praia do Flamengo
Praia do Flamengo é de aguas transparentes, sem ondas e residências com enormes quintais bem cuidados. 
Alguns barcos ancorados e perfeita para famílias com crianças pequenas. 
Para quem curte mergulho com snorkel, vale a pena explorar o costão.
No final dela existe uma trilha que acessa a pequena Praia do Flamenguinho, mas nosso objetivo não é esse. 
A trilha para a Praia das 7 Fontes se inicia antes do final da praia, sendo facilmente identificada por uma enorme placa verde sinalizando tempo aproximado de 25 minutos de caminhada. 
Trilha para 7 Fontes
Uma outra placa bem curiosa chama a atenção apontando 2674 passos (não acho que chega a tudo isso) e “Não alimente os Elefantes”. Com certeza alguém quis fazer uma brincadeira.
A subida de agora em diante é bem mais acentuada, mas nada muito difícil, mesmo para os sedentários. Nesse trecho encontramos turistas francesas que seguiam para 7 Fontes e iam ficar por lá.
Subindo pela trilha
Com pouco mais de 10 minutos de subida íngreme chegamos ao topo da trilha, próximo da altitude de 100 metros. Conversamos um pouco com as francesas que estavam bem cansadas e sem demora iniciamos a descida até a praia. 
Antes de chegar na areia é possível ver inúmeras caixas de água no meio da mata que são abastecidas por nascentes. Provavelmente pertencem aos quiosques e alguns moradores da praia. 
O percurso desde o Saco da Ribeira até a Praia levou pouco mais de 1 hora com algumas paradas. 
Praia das 7 Fontes
Com águas calmas e transparentes, a praia possui várias áreas de sombra ao longo da faixa de areia. 
É isolada e com alguns quiosques na areia que vendem várias opções de comes e bebes.
Lado direito da 7 Fontes
Pouquíssimos barcos  e muitas famílias com crianças pequenas brincando na areia, mas o lugar é muito visitado por escunas que fazem passeios pela região 
(final da tarde, quando retornamos da gruta, a praia estava repleta de barcos e escunas).  
Nem paramos para aproveitar o lugar e seguimos direto para a Gruta do Pirata, com trilha saindo do lado esquerdo.
Início da trilha
O início dela é bem fácil identificar e fica junto ao costão, com trecho inicial íngreme.
Depois segue para direita, por suave inclinação pelo interior da mata.
Riacho na trilha
Com cerca de 10 minutos de trilha cruzamos com um pequeno riacho onde reabastecemos nossos cantis, porque a água estava geladinha. Tínhamos trazido várias garrafinhas que já estavam quase no fim. É um ótimo ponto de reabastecimento.
Encosta perigosa
A partir desse riacho, seguíamos beirando a encosta com trechos de samambaias, capim e alguns troncos de árvores caídos no meio da trilha. 
É preciso tomar muito cuidado aqui para não sofrer uma queda ou lesão no tornozelo.
Trilha descendo
E com cerca de 30 minutos desde a praia chegamos na bifurcação para a gruta. A trilha parece seguir em frente, mas nesse momento iniciamos a descida íngreme até o costão.
Passamos por debaixo de uma imensa árvore caída e chegamos na encosta do paredão rochoso. 
Costão da Gruta do Pirata
É uma vista maravilhosa, mostrando o costão avançando em direção ao mar e criando uma pequena enseada. Visual de cartão postal.
Descendo a encosta
O trecho final de descida só pode ser feito com ajuda de uma corda até chegarmos perto da margem, já quase 11h30min.
Só curtindo as ondas
Junto da pequena enseada e ao lado de uma pequena cachoeira de um riacho, as ondas fortes batem contra as pedras. 
A entrada da gruta é bem fácil identificar e fomos conhecê-la, tendo extremo cuidado para não escorregar nas pedras cheias de limo.
Acesso à gruta ao fundo
Escondida pela mata, a gruta é uma fenda que avança por entre o costão rochoso e é dividido em 3 pequenos salões.
O primeiro é marcado por um estreito corredor inclinado. O segundo já é preciso quase se arrastar para entrar no local.
Entrada da gruta
Aqui já é totalmente escuro e bem pequeno. Lanterna de celular não ajuda muito. Ideal é uma headlamp. E o terceiro salão é avançando por estreito corredor com ajuda de uma corda.
No primeiro salão
Segundo lendas de caiçaras da região, o lugar têm muitas histórias de escravos ou piratas que teriam usado o lugar para se esconder ou guardar tesouros.
Retornando para o costão rochoso, só ficamos em cima das pedras tomando Sol e apreciando os barcos e lanchas que passavam próximos dali.
Tomando Sol
Deu até para ver algumas tartarugas marinhas na superfície procurando alimentos próximo do costão. Estava tão bom o lugar que ficamos por quase 5 horas.
De volta à trilha, ainda tínhamos uma longa viagem de volta para São Paulo.


Dicas e Informações úteis

# Muito cuidado ao estacionar em ruas próximas do píer. Ao passarmos por lá vimos alguns tratores puxando enormes lanchas e iates que ocupavam quase toda a largura da rua.

# O nome de 7 Fontes é devido à quantidade de nascentes que desaguam na praia.

# O retorno dessa trilha também pode ser feito por barcos, que ficam ancorados na Praia das 7 Fontes ou na do Flamengo.

# Nos fins de semana e feriados a Praia das 7 Fontes costuma encher de escunas e barcos com turistas. Já ao longo da semana é bem mais tranquila e quase deserta.

# Para conhecer o interior da Gruta do Pirata é obrigatório o uso de uma headlamp.

# Protetor solar e um boné ou chapéu são itens obrigatórios também.

# Só fomos encontrar água potável em grande quantidade na trilha entre 7 Fontes e a Gruta. Outro ponto foi ao lado da entrada da Gruta.

# O trecho até a Praia 7 Fontes é por trilha bem aberta e não exige uma bota. Já a partir dessa praia até a gruta é recomendável um calçado apropriado e uma calça comprida.

Um comentário:

  1. Fantástico. A Praia do Lázaro em Ubatuba é um verdadeiro pedaço do paraíso na costa brasileira. Recomendo visitarem a Praia do Lázaro.

    ResponderExcluir