10 de julho de 2019

Dicas: No topo da Pedra do Lagarto - Serra de Itapeti - Mogi das Cruzes/SP

Já faz algum tempo que Mogi das Cruzes se tornou o ponto inicial das minhas caminhadas pela Serra do Mar. Perdi as contas das inúmeras vezes que fiquei aguardando o circular Manoel Ferreira sair do Terminal Estudantes e seguir em direção à Rodovia Mogi Bertioga.
Pedra do Sapo, Lago dos Andes, Pico da Esplanada, Pico do Garrafão, as Cachoeiras da Light, Elefante e da Pedra Furada, etc... são alguns exemplos.
E para não repetir trilhas e continuar a fazer caminhadas nessa mesma região, tinha de ir atrás de outras opções próximas e a Serra de Itapeti era a que faltava conhecer. Ela tá bem próxima da Estação Estudantes da CPTM e sua crista se estende de leste a oeste por cerca de 15 Km.
Se localiza ao norte da cidade de Mogi das Cruzes e conta com algumas trilhas que cortam a serra. É um prato cheio para quem está em busca de novas caminhadas.
Minha primeira incursão nessa serra foi a travessia do Pico do Urubu, onde presenciei lindos visuais panorâmicos e com gostinho de quero mais, prometi a mim mesmo que retornaria a esse lugar em breve.
E não deu nem 1 mês e estou aqui de novo, só que dessa vez não queria caminhar por mais de 20 Km, já que estaria com a Vera (que já tinha me acompanhado em outras trilhas).
Escolhi uma trilha de bate-volta e que não fosse tão cansativa e a Pedra do Lagarto foi a escolhida para um Domingo qualquer de Sol.

Na foto acima, no topo da Pedra do Lagarto, com a crista da Serra de Itapeti ao fundo

Fotos: clique aqui

Vídeo dessa caminhada: clique aqui
Tracklog para GPS: clique aqui

Depois de embarcar no trem da CPTM na Estação Tatuapé, seguimos para Estação Estudantes sem necessidade de troca de trem, por isso o percurso foi relativamente rápido.
E com cerca de 50 minutos já estávamos desembarcando e iniciando a caminhada.
Por ser uma trilha tranquila e sem problemas de navegação, só colocarei algumas informações uteis e importantes.

Como é a trilha

# A caminhada desde a Estação Estudantes até o topo da Pedra pode ser feita em cerca de 1h30min, sem pressa e parando em alguns lugares para fotos. Já para quem caminha rápido dá para fazer em cerca de 1 hora.

# É uma trilha bem demarcada e aberta, não apresentando problemas de navegação.

# O total dessa caminhada, desde a Estação até o topo, tem pouco mais de 5,5 Km, divididos da seguinte forma:

- 2,8 Km de asfalto.
- 1,4 Km em estrada de terra.
- 1,4 Km em trilha por dentro da mata.
Chegando na Ponte sobre o Rio Tietê
# O trecho inicial pelo asfalto possui várias opções:
- A mais simples é ao sair da Estação Estudantes pelo lado norte, passe ao lado da Rodoviária e continue pela Av. Francisco Rodrigues Filho (avenida paralela à linha férrea) sentido leste por 2 quarteirões passando pela rotatória do Habibs até chegar na Av. Antônio de Almeida, à esquerda (nós seguimos por uma rua paralela antes da Antônio Almeida, mas ao chegarmos em uma enorme praça viramos a direita e seguimos por ela).
- Pela Av. Antônio de Almeida siga rumo norte e com cerca de 15 minutos chegará em uma rotatória. Siga em frente por mais uns 5 minutos e passará em cima do Rio Tietê, para logo à frente chegar em outra rotatória.
- Continue em frente pela avenida subindo, passando por alguns condomínios populares do lado esquerdo até chegar ao final do asfalto.
Nesse ponto se inicia o trecho pela estrada de terra, conhecida também como Estrada Velha do Lambari.
Final do trecho pelo asfalto e início da estrada de terra à direita
Trecho da estrada de terra
# O trecho pela estrada de terra é relativamente curto e finaliza em uma porteira de uma pequena chácara, do lado esquerdo e início da trilha do lado direito. Nesse local existe uma placa sinalizando que o lugar é a Reserva Botujuru (RPPN).

# Não existe portaria e nem tampouco controle de acesso, por isso qualquer visitante pode entrar na área da Reserva.
Quer saber sobre o Plano de Manejo do lugar: clique aqui e faça o download. É uma boa leitura. Recomendo.

# Interessante destacar que o Plano de Manejo cita como principais impactos:
- Presença de atividades clandestinas por praticantes de motocross, mountain bike e caminhadas em trilhas, a partir da Estrada do Lambari, que cruzam a Serra do Itapeti ou dão acesso à Pedra do Lagarto.

Fim da estrada e início da trilha à direita
# No início da trilha só foram colocados troncos de árvores, talvez para bloquear o acesso de motos.
Início da trilha
# A diferença de altitude chega a pouco mais de 300 metros, sendo que o trecho mais íngreme é subindo pela estrada de terra. No trecho pela trilha até existem pontos mais íngremes, mas são tranquilos e curtos.

# Iniciamos na altitude +- 750 metros e chegamos ao topo da Pedra com pouco menos de 1100 metros.
Vista para o norte do topo da Pedra
# Existem apenas 2 bifurcações bem demarcadas (existem outras, mas por não serem bem demarcadas, quase não se percebe):
- uma que leva até o ponto de água à direita; a uns 15 min depois do início da trilha.
- e outra à esquerda, que cruza a serra de sul a norte; cerca de 15 min depois do ponto de água e uns 5 min antes de chegar no topo da Pedra (explorei ela por alguns minutos e que me levou a uma grande plantação de bananas e continuando pela trilha, ela seguia descendo para o norte, provavelmente levando a um Bairro conhecido como Beija Flor). Essa trilha de norte a sul pode ser uma boa opção de travessia da serra, retornando depois por outro caminho. Quem sabe no futuro.

# Encontramos também outra bifurcação à esquerda, não tão demarcada, uns 5 min depois do ponto de água e que parece seguir na direção oeste pela crista.

Informações úteis

# No local onde existe o ponto de água, na verdade é um riacho que passa por dentro de uma tubulação e cai em um pequeno poço.
Único ponto de água da trilha
# Do topo sem tem uma vista panorâmica somente para o lado norte.

# Numa das extremidades da Pedra do Lagarto sai uma trilha que leva até uma cerca de arame ao lado de uma outra trilha que segue cruzando a serra. É uma opção de caminhada que cruza a serra de sul a norte, mas não explorei ela para saber onde ela finaliza.

Cerca de arame seguindo para o norte
# No trecho inicial pela estrada de terra, os pernilongos nos atacaram aos montes. Foram várias picadas e tivemos que correr para nos livrar. Parecia um enxame de abelhas. Muito cuidado.

# No topo da Pedra existem alguns grampos fixados na rocha e que provavelmente são usados para rapel, pois numa das encostas a parede é vertical.

Vista para oeste
# Não é possível avistar o Pico do Urubu e suas enormes torres de telecomunicações localizados à oeste, devido a Pedra do Lagarto não estar no ponto mais alto da crista da serra.

# No topo da Pedra não é possível montar barracas, já que ela é um pouco inclinada e sujeita a ventos fortes. Talvez na base da Pedra.

# Encontramos sinal de telefonia celular somente em alguns pontos ao longo da trilha e no topo da Pedra.

Logística

# Quem não quiser fazer toda essa caminhada a pé desde a Estação Estudantes tem a opção de 2 linhas de ônibus circular, que possuem ponto final próximo ao início da estrada de terra:
- C701 - Terminal Central (ao lado da Estação de Mogi das Cruzes) - Jardim Maricá.
- C702 - Terminal Central (ao lado da Estação de Mogi das Cruzes) - Jardim Maricá.

# Valor: $4,50 (Julho/2020).

# Porém não recomendo, porque economizaria apenas o trecho pelo asfalto que totaliza uns 30 minutos de caminhada.

# Do Terminal Estudantes não saem linhas de ônibus para algum lugar próximo do início da trilha.

# Para navegação e gravação do tracklog recomendo 3 app para o GPS do telefone celular. Todos na Play Store.

- A-GPS Tracker ou o GPX Viewer para navegar nos tracklogs.
- E o Wikiloc para gravar o tracklog do percurso.
Mandei o tracklog para o meu Gmail e depois abri no celular. Fácil.

1. Muito bom !! Mogi é uma região belíssima e pouco aproveitada.

Augusto, sinto falta dos seus relatos no Mochileiros.com , faz mais de 1 ano que não aparece por lá. Não desanime

1. Oi Marcio, blz?
      Mogi das Cruzes tem muita opção mesmo. Não é somente Serra do Mar.
      Tenho muita vontade de percorrer o Rio Guacá.
      São várias cachoeiras e poções rio acima.

Eu parei de acessar o Mochileiros porque não conseguia conciliar com familia e trabalho.
      É complicado até para manter esse blog aqui.
      Ultimamente até diminuí a quantidade de caminhadas que costumava fazer.
      Já passamos de meio século né e o corpo não é o mesmo.
      Temos de impor limitações.
      Mas de vez em quando só passo lá para dar uma lida.
      Se sobrar tempo, voltarei com mais frequencia.

Valeu.

2. Augusto. Primeiro quero agradecer a você por nós relatar suas caminhadas cheias de detalhes e dicas super simples.
    Participo de um grupo de amigos ( METALÚRGICOS NA TRILHA), E já algum tempo fazemos trilhas. E estamos querendo conhecer a Pedra do Largato, um lugar que podemos desejar conhecer graça a você que nos mostrou. Espero em breve poder que estar com meus amigos na Pedra do Largato. E com certeza vou estar mais grato a você.

Sílvio
    silvioscr@uol.com.br

1. Oi Silvio.
      Nem precisa agradecer.
      As trilhas não devem ser propriedades de ninguém. Quem caminha por elas tem de compartilhar as informações.
      Nessa região da Serra de Itapeti existem pelo menos umas 5 caminhadas relativamente fáceis para serem feitas.
      Vale a pena.
      Aproveitem mesmo.
      E parabéns pelo grupo.

Valeu

3. Este comentário foi removido pelo autor.

4. Ola Augusto
    Obrigado pelo relato da trilha, sou de mogi das cruzes e agora estou conhecendo esse hobbie de trilheiro. Quando vier novamente, venha tomar um café.

Vinícius
    yaguidesign@gmail.com

1. Oi Vinicius, blz?
      Essa região de Mogi e Biritiba Mirim ainda tem muita coisa para explorar.
      Pretendo ainda retornar com um pequeno grupo, quando o clima ajudar.
      Te dou um toque.

Valeu

2. Beleza, se quiser me manda teu contato no email.
      Quem sabe fazemos uma base de apoio aqui. Kkk

3. Nesse verão tá dificil ter uma data que o clima ajuda.
      Mas quando planejar alguma caminhada por aí, te mando e-mail.

5. Ola Augusto

Yaguidesign@gmail.com

6. Sensacional Augusto ,fizemos essa trilha ontem, seguindo suas informações ,porém da pedra pegamos uma trilha e saímos no condomínio Bella Corta...mas desde já agradeço por tudo e dizer q seguimos todas as suas rotas ,pois são bem detalhadas!

7. E aí, blz?

Eu conheço esse condomínio. Na verdade é um enorme terreno com várias casas térreas.
    Ele se inicia lá em frente daqueles prédios populares, quase no trecho final do asfalto e depois segue na divisa com a estrada de terra que leva ao topo da serra.
    Estranho porque o retorno teria de ser pelo mesmo caminho.
    Explorei o topo e não encontrei uma trilha à leste que descesse a serra, retornando para Estação.
    Não entendi como vcs foram retornar por esse caminho.

8. Somente seguir reto após a bica de água? Ou tem que entrar em alguma bifurcação?

1. Para chegar na bica de água tem de sair da trilha principal.
      Dali em diante surgem pequenas bifurcações, mas a trilha principal é bem fácil de identificar até a Pedra.

9. This is truly a great read for me.I have bookmarked it and I am looking forward to reading new articles. Keep up the good work! kn95 mask RZR door bags polaris rzr door bags rzr rear view mirror umbrella bougerv

1. Thank you Tom.
      But please, no products advertising and sales here in blog.

10. Olá Augusto tudo bem? Já acompanho seu trabalho a um tempo , muito legal mesmo, tanto que me inspirou a fazer umas caminhadas também trabalho na região de Mogi no hospital das Clínicas ,e realmente Mogi e imediações tem lugares lindos abençoados pela natureza para quem curte né.

1. E aí, blz?

Que legal vc ter o blog como inspiração para suas caminhadas.
      Tem muita coisa aí em Mogi para fãs de trekking.
      Serra de Itapeti tem opções a oeste e leste.
      E claro a vantagem de estar próximo da serra do mar, onde tem muito mais opções.
      Eu só trilhei um pedacinho dessa região. Sei de muitas outras trilhas, mas que infelizmente são de difícil acesso ou com acesso proibido.
      Agora no meio do ano não é uma época ideal. Agua muito gelada e neblina que atrapalha demais.

Valeu.

11. Este comentário foi removido pelo autor.

12. Oi augusto tudo bem ai...? Por gentileza faz contato comigo 11993968578 whats tenho um projeto queria falar com voce sobre o mesmo.

1. Oi Marco, blz?
      É difícil falar comigo pelo telefone, devido ao trabalho.
      Pediria que vc me enviasse mensagens pelo e-mail.
      agsts2@gmail.com

Valeu.

13. legal Augusto...estamos afim de fazer essa trilha no domingo, aí tava procurando informações e achei aqui...muito bom...obrigada por compartilhar.

14. Oi Iarinha.
    Aí em Mogi das Cruzes tem muita opção de caminhadas, próximas da cidade.
    E acho que é onde vc mora não?
    O Urubu pela Trilha da Onça é uma ótima opção também e com visual mais bonito.
    Tem a ferrotrekking até a Luís Carlos, passando por cachoeiras.

Aproveite e boa caminhada.

15. Muito obrigada pelas dicas...acho que vamos mudar de ideia mesmo...gostamos de percursos mais desafiadores e o pico do urubu sempre vamos...tanto pela subida da Abecar como pelo Tenis Clube...e ja estavamos mesmo querendo subir pela essa trilha da onça...show...essa de Luis Carlos tb animou...valeu a dica...somos de Mogi sim...

1. O Pico do Urubu permite uma variedade maior de opções.
      Pode ir e voltar pela mesma trilha ou descer pelo lado norte pela Trilha das Aranhas.
      Descer a encosta norte e em seguida para oeste.

Só tome muito cuidado na Trilha da Onça. Ela é a preferida dos bikers, que descem por ela a toda velocidade.
      Mas vale a pena.
      Já sobre a linha férrea, é uma caminhada cansativa com trechos de mata e pequenos riachos.
      Não fiz ainda, mas tá na minha lista a muitos anos.
      Precisando de + ajuda, só postar aqui.