15 de agosto de 2013

Dicas: Gramado e Canela – 7 dias pelas Serras Gaúchas/RS

Mês de Julho é época das minhas férias e para não repetir alguns passeios, dessa vez fui ver opções em sites da internet. Vendo uma promoção de uma agencia no Grupon para as serras gaúchas, que incluía passagem aérea e hospedagem por 4 dias em Gramado, achei interessante, mas resolvi fazer uma pesquisa para ver se valia a pena comprar o pacote ou adquirir tudo separado. Depois de muita pesquisa nas empresas aéreas e em muitas pousadas de Gramado e Canela, cheguei a conclusão que sairia mais barato se fizesse toda a viagem por conta própria, comprando separado as passagens aéreas, a hospedagem e alguns passeios.
Nessa trip incluí a minha filha Sophia e a mãe dela e primeiramente adquirimos as passagens aéreas pela Gol com cerca de 3 meses de antecedência. Em seguida fui atrás da hospedagem e enviei dezenas de e-mails para pousadas dessas 2 cidades e acabamos escolhendo ficar em Gramado, apesar de Canela ser um pouco mais barata.
Saímos de SP por volta das 06h30min da manhã por Congonhas e chegamos em Porto Alegre/RS pouco depois das 08:00 hrs e de lá seguimos em ônibus até Gramado. 

Na foto acima, a Cascata do Caracol vista do mirante, em Canela.


Fotos divididas em 2 álbuns
- Gramado, Canela, Tour Rural, Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça em Bento Gonçalves, Templo Budista: clique aqui
- Parques de Gramado e Canela: EcoParque Sperry, Parque das Sequoias, Alpen Park, Parque do Caracol, Parque da Ferradura e Parque Terra Mágica Florybal: clique aqui


Atualizado Julho/2020

Portal de entrada na cidade
Mesmo com 7 dias faltaram alguns passeios, que não fizemos por pura falta de tempo, já que demos prioridade aos que a Sophia gostasse, por isso a maioria dos museus ficaram de fora. 
Já tinha lido em inúmeros relatos e comentários que a alimentação na cidade é extremamente cara, por isso fiz pesquisa por vários sites de compra coletiva. Além do Grupon, outro muito bom é o Laçador de Ofertas, que é voltado exclusivamente para as Serras Gaúchas e algumas cidades do RS. 
Adquirimos vários cupons por lá, tanto de passeios quanto de alimentação:
www.lacadordeofertas.com.br

Nosso roteiro foi:
1º dia: City tour por Gramado, visitando os principais pontos turísticos. 
2º dia: Tour Rural durante toda a manhã e à tarde visita ao Mini Mundo.
3º dia: Parque das Sequoias e o Alpen Park.
4º dia: EcoParque Sperry, Parque do Caracol, Parque da Ferradura e Terra Mágica Florybal.
5º dia: Tour Uva e Vinho com passeio de trem Maria Fumaça em Bento Gonçalves.
6º dia: Templo Budista na cidade de Três Coroas e compras em Canela.
7º dia: Retorno para São Paulo.


Alimentação 
Restaurantes do centro
# Adquirimos vários cupons de pratos pelo site Laçador de Ofertas: rodízio de fondue, massas, café colonial.  

# Um dos melhores lugares que comemos rodízio de fondue (queijo, carnes e chocolate) foi no Restaurante Riviera – Av. das Hortênsias, 1404, que fornece transporte ida e volta até a Pousada. 

Rodízio farto e com atendimento de primeira. O cupom que adquirimos incluía vinho à vontade. Vá com bastante fome. 
www.facebook.com/rivierarestaurantegramado
Rua coberta
# Na Rua Coberta, em Gramado, jantamos também em dois restaurantes.  

# Restaurantes um pouco mais baratos podem ser encontrados na Rua São Pedro, que fica atrás da Igreja São Pedro.


# Em um dos dias que estávamos visitando parques de Canela no meio da semana, resolvemos jantar em algum restaurante na cidade. Caminhamos pela avenida principal desde a Catedral até quase a entrada da cidade é não encontramos muitas opções de bons restaurantes. Em Gramado a variedade é maior.
Café Colonial no Tour Rural
# Restaurantes self service são raros de encontrar em Gramado. Almoçamos uma única vez no Restaurante Buffet Kilo & Kilo, no centro.

# Para quem nunca experimentou um Café Colonial, é um café da manhã hiper farto que pode ser comido a qualquer hora do dia. É típico de cidades alemãs e bem comum em algumas cidades do sul do país. Incluem pães, bolos, rocamboles, tortas, pudins, mousses, pavês, torradas, biscoitos, salgadinhos, sucos, vinhos, café, leite, chás, geleias, patês, queijo, salames, presuntos, etc – tudo caseiro. Compramos um cupom do Café Colonial Torre, que fica no centro de Gramado. Vá morrendo de fome.

www.torrecafecolonial.com.br
Fábrica de chocolates Florybal
# Por incrível que pareça encontramos uma lanchonete do McDonald's no centro de Gramado. Passamos longe.

# Em Gramado várias fábricas de chocolates caseiros oferecem visitas guiadas e com transporte gratuito. Vale a pena visitar uma ou outra e comprar alguns chocolates. É só ligar e solicitar o transporte. As maiores são Florybal, Caracol, Prawer, Planalto e Lugano.


Hospedagem
Pousada do Mel
# Ficamos na Pousada do Mel, a cerca de 1 Km do centro (10 a 15 minutos de caminhada). Atendimento familiar (Seu Jacques e seus filhos Alexandre e Maurício) e farto café da manhã. No local funciona também uma loja de produtos de mel. 
Clique aqui.

# As pousadas mais baratas estão em Canela, mas resolvemos ficar em Gramado porque todos os cupons de jantar que compramos eram de lá, além da cidade ser mais bonita à noite. 
15ºC de temperatura
# Pelo que pude notar nas pesquisas de pousadas em Gramado, as mais baratas estão localizadas longe do centro, o que obriga muitas vezes a ficar usando carro, por isso elas são boas opções para quem estiver usando um alugado todos os dias.

Logística

Descansando
# No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre passa um ônibus da empresa Citral que faz a linha até Gramado e Canela.
O Embarque é feito no Terminal 1 do 2º piso, no portão junto a passarela que acessa o estacionamento. A compra da passagem deve ser feita na loja Veppo, do 1º piso. 
www.citral.tur.br

# Entre Gramado e Canela existe uma linha de circular que funciona até as 23:30 hrs.
www.citral.tur.br

# Quem quiser alugar um veículo no aeroporto, são várias opções.
Museu do Ipiranga no Mini Mundo
# Na cidade de Gramado, o Uber foi regulamentado em 2018, então é uma ótima opção.

# Outra opção é BusTour, é um ônibus panorâmico que circula por inúmeros pontos turísticos.
Passeio de trem
# O Parque Terra Mágica Florybal oferece transporte gratuito para visitantes que estejam hospedados em Gramado ou Canela. É só ligar da pousada no parque e agendar o horário: (54) 3905-3600
             
# Para quem curte os museus, a maioria deles está na Rodovia que liga as 2 cidades, que na verdade é uma grande avenida com vários restaurantes, pousadas, fábricas de chocolates, etc.....

O que visitamos
Parque Terra Mágica
# Parque Terra Mágica Florybal - Canela
Mantido por uma fábrica de chocolates caseiros de Gramado, o lugar é um parque temático com vários cenários, localizado no meio de uma floresta. 
São inúmeras réplicas de animais, dinossauros e alguns personagens em tamanho natural. Dispõe de um cinema 7D e praça de alimentação. 
www.parqueterramagicaflorybal.com.br
Cachoeira do Caracol
# Parque do Caracol - Canela     
Um dos parques mais movimentados, já que no local tem uma das cascatas mais famosas do país: a do Caracol (quem já não viu aquela clássica foto do mirante com a cascata ao fundo?). Se tiver disposição desça as escadas de ferro até próximo da base em um total de pouco mais de 900 degraus. Nos fundos do parque é possível acessar a parte alta da cascata e suas corredeiras, além de algumas trilhas e uma pequena represa. 
Possui restaurante, lanchonetes e algumas lojinhas.
www.parquedocaracol.com
Do mirante do Parque Ferradura
# Parque da Ferradura - Canela     
O parque recebe esse nome devido a seu principal mirante: um cânion em formato de ferradura com pouco mais de 400 metros de profundidade. 
Algumas trilhas levam a outros mirantes com vista para a Cascata do Arroio Caçador. Existe uma trilha de cerca de 2 horas que desce o vale e chega ao rio. 
A estrada de terra que leva ao Parque é chamada também de Caminho das Graças e ao longo dela são encontradas dezenas de oratórios decorados pelos moradores com imagens religiosas. Localiza-se a uns 7 km depois do Parque do Caracol.
www.parquedaferradura.com.br/parque-da-ferradura
Descendo de trenó no Alpen Park
# Alpen Park - Canela  
O Parque se localiza em uma grande área verde e oferece vários tipos de atividades: trenós que atingem uma velocidade de até 40 km/h, arvorismo, tirolesa, quadriciclos, escalada, cinema 4D, etc... 
Dispõe de restaurante e é um parque que merece ficar pelo menos metade do dia.
www.alpenpark.com.br
Sequoias gigantes
# Parque das Sequoias - Canela    
É um parque ecológico que se destaca pelas sequoias gigantes plantadas na década de 50. 
A área é pequena, mas a coleção de árvores é grande. 
Além das sequoias, o parque também mantem alguns pinheiros e uma espécie que provem da época dos dinossauros, a Ginko biloba. 
Se localiza a cerca de 2 Km da Catedral. 
www.sequoias.com.br
Cachoeira do Trombão no Ecoparque Sperry
# Ecoparque Sperry – Gramado
O parque se localiza no fundo do Vale do Quilombo, em meio à mata atlântica nativa.
Junto à portaria se inicia uma trilha autoguiada de uns 3 Km, passando por cachoeiras, cascatas e cânions. No percurso pela trilha são encontradas placas que identificam as espécies de árvores. 
http://ecoparquesperry.com.br
Castelos do Mini Mundo
# Mini Mundo - Gramado   
É uma cidade em miniatura que reúne inúmeras réplicas de castelos, casas, ferrovias, em sua maioria europeias. 
O local também dispõe de um pequeno parque infantil, uma lanchonete e uma lojinha. 
Pela linha férrea circulam os trens passando por diversos pontos. 
www.minimundo.com.br
Trenzinho no Mundo Encantado
# Mundo Encantado - Gramado
É um parque temático semelhante ao Mini Mundo, mas somente com réplicas que mostram as raízes da colonização da cidade.
São 4 ambientes que retratam nos cenários os costumes dos primeiros colonizadores da região, onde se observam pessoas trabalhando com arados, carretas de bois, moinhos de farinha, serrarias, parreirais, etc. 
No final do passeio existe uma lojinha que vende souvenirs.
www.mundoencantadodegramado.com.br
Templo Budista
# Templo Budista Khadro Ling – Três Coroas
Um dos maiores templos budistas em estilo tibetano da América Latina. Por estar localizado no alto de uma colina apresenta uma linda vista panorâmica da região. Assim que você chega ao Centro Budista é levado a uma sala de vídeo explicando os preceitos e a filosofia da religião.
A logística foi essa: seguimos de circular até a Rodoviária de Três Coroas e lá contratamos o taxista Sr. Bereta, nos deixando por cerca de 1 hora no Templo e depois nos levando de volta. Contato: (51) 99718-2312 e (51) 98114-5022. Em 2020 os taxistas cobram em torno de $50 Reais ida e volta saindo dessa Rodoviária.
O lugar não abre às Segundas-feiras e Terças-feiras. 
Localiza-se a cerca de 20 km de Gramado e se puder visite o local em um Domingo, quando acontecem as orações no Templo maior. Mesmo quem é cristão, deve visitar o lugar.
Uma corrida de Uber só de ida saindo de Gramado até o local fica em torno de $50 Reais (valores ano 2020)
www.templobudista.org/visitacao
Passeio de Maria Fumaça
# Passeio Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça
O passeio dura o dia todo. A agência pega o cliente na pousada logo pela manhã e retorna durante a noite. 
O roteiro passa por uma vinícola artesanal que faz parte do "Caminhos de Pedra" para depois seguir para o Vale dos Vinhedos e conhecer a Vinícola Miolo. Em seguida é feito uma visita a loja de fábrica da Tramontina para finalizar com o passeio de Maria Fumaça. 
São várias agencias que realizam esse tour e todas elas cobrando um valor quase semelhante. No site do Laçador de ofertas dá para encontrar bons preços desse passeio. 
Pequena vinícola no Tour Rural
# Tour Rural em Gramado
O passeio inclui a visita a uma vinícola onde a produção do vinho é artesanal. A recepção é feita pelo Sr. Lazaretti (um senhor com mais de 80 anos) que leva os visitantes aos parreirais, se estiver produzindo uva. No local é vendido alguns produtos coloniais como vinhos, graspa, licores, doce de leite, casca de laranja, geleias de figo, morango, laranja, uva e pêssego.
Outra parte do passeio é na propriedade de Marlise Grings, onde se originou o enredo do filme O Quatrilho e é contada toda a história da família.
Finalizando com um café colonial da Família Ramm incluso no valor do passeio. 
Esse tipo de passeio é conhecido também como Tour Rural Linha Bella, sendo realizado por várias agencias de turismo da cidade.

Outros passeios, informações e dicas interessantes


# Mundo a Vapor - Canela    

É um parque temático onde estão expostas inúmeras máquinas a vapor em tamanho real e em miniatura, sendo que algumas delas são do início do século XX, como serraria, siderúrgica e olaria. Monitores explicam o funcionamento das peças e os detalhes. Do lado de fora existe uma locomotiva a vapor que é uma reconstituição de um acidente ferroviário que aconteceu em Paris no ano de 1895.
www.mundoavapor.com.br
Tour pela cidade
# Snowland
É considerado o primeiro parque de neve indoor (lugar fechado) das Américas.
www.snowland.com.br


Lago Negro
# Lago Negro - Gramado    
É um lago artificial que fica aberto 24 hrs e oferece passeios de pedalinho e carrinho elétrico para quem não quiser caminhar pela pista. Ao redor do lago as hortênsias tomam conta e no local são encontrados um bar, restaurante e loja de conveniências. O nome se refere às árvores plantadas em sua volta que foram trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. 

# GramadoZoo

Um zoológico que se diferencia dos demais, por dispor de vidros blindados em vez de jaulas e grades que separam alguns animais dos visitantes. 
www.gramadozoo.com.br
Ruas de Gramado
# Casa do Colono - Gramado
O lugar reúne produtos de mais de 1 dezena de colônias italianas e alemãs espalhadas pela cidade. Lá se encontram à venda: geleias, biscoitos, cachaças, sucos, vinhos, queijos, salames e massas caseiras, entre outras guloseimas. 
Em alguns dias da semana os colonos assam pães no fogão à lenha instalado no galpão ao lado da loja, sendo possível acompanhar a produção e comprá-los ainda bem quentinhos. Se localiza ao lado da Rodoviária.
www.facebook.com/pages/Casa-do-Colono/335062079920880
Catedral de Pedra em Canela
# Se vier a fazer o Tour Uva e Vinho e ao visitar a loja de fábrica da Tramontina, fique atento aos preços. A loja é grande e com enorme variedade, mas os preços são altos também.
Vinícola Miolo
# Sair de Gramado sem ganhar uns quilinhos a mais é uma tarefa árdua. O café da manhã é bem completo em qualquer pousada e assume ares de café colonial. As lojas de chocolate são um verdadeiro paraíso para quem gosta e estão em quase toda esquina. Isso sem contar o rodízio de fondue (queijo, carnes e chocolate), que é mais do que uma refeição. 
Amanhecendo em Gramado
A cidade de Gramado sabe aproveitar muito bem o turismo. Em Julho a cidade fica cheia por causa das baixas temperaturas e no final do ano, a cidade organiza o Natal Luz, que são grandes desfiles pela avenida principal.
Casas típicas
# Nos bairros mais simples muitas casas são de madeira, por ser bem mais barata que a de alvenaria.

# Interessante notar que casas de madeira pertencentes a imigrantes italianos têm a tábuas dispostas na vertical, enquanto que a casas de imigrantes alemães são na horizontal.


7 comentários:

  1. Olá Augusto!
    Muito legal!!! Passeios em família assim são tudo de bom, especialmente quando a família curte caminhar. A filhota pelo jeito curtiu bastante...
    A região escolhida é tudo de bom, especialmente para um programa em família, apesar do frio.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. E aí Getúlio, blz?

    Foi muito legal essa trip, porque deu p/ aproveitar todos os parques.
    E ficou ainda muita coisa de fora.
    Nas caminhadas que fizemos, deu p/ ver que ela gostou muito. Aqui em SP a gente já fez várias trilhas com ela, então já está acostumada.


    Gde abc

    ResponderExcluir
  3. venho ler um pouco por dia...ou seria "babar" um pouco por dia? rsrs esse post sobre gramado e canela certamente vou usar "quando se" um dia eu conseguir realizar essa viagem! MARAVILHOSA!...mas meu sonho maior é o caminho da fé...to doida pra chegar no post (s) sobre ele! obrigada! beijos pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tiver disponibilidade, recomendo o final do ano para visitar Gramado e Canela.
      A temperatura não é tão fria, mas os shows do Natal Luz são maravilhosos.
      É uma época que é até mais procurada que Julho.
      E se vc adquirir passagens aéreas e a hospedagem com bastante antecedencia, os valores ficam bem atrativos.

      Qto ao Caminho da Fé, não deixe de assistir aos vídeos.
      Não são bem longos e procurei retratar tudo o que passei nos trechos da caminhada.


      Abcs e boa leitura

      Excluir
  4. Muito legal o post! Estou em Gramado procurando programas pra escapar da comilança e vc ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  5. Quer escapar da comilança?
    Em Gramado?
    Acho quase impossível.
    A cidade tem muita coisa para vc sair de lá com alguns quilinhos a mais.
    E vale a pena.

    Abcs

    ResponderExcluir