3 de setembro de 2019

Relato: Travessia da Serra de São José/MG – Prados x Tiradentes até a Cachoeira Bom Despacho

Todo ano a dúvida sobre que lugar escolher para uma caminhada nas minhas férias do meio do ano.
Há vários anos que venho tentando fazer algumas no sul do país, mas não dou muita sorte. De vez em quando o clima ajuda, como na Travessia da Serra do Quiriri (divisa de PR/SC) que completei anos atrás.
E para esse ano coloquei novamente como plano "A" outra travessia nessa região, mas como não dá para confiar 100% no clima, deixei como plano "B" uma travessia em MG e a Serra de São José, localizada próxima de Tiradentes/MG, era perfeita.
E para essas 2 opções fui atrás de relatos, dicas, tracklogs e troquei várias mensagens com o Otávio Luiz (montanhista paranaense da AMC – Associação Montanhistas de Cristo), Francisco (blog Chico Trekking) e o Rodrigo (blog Exploradores).
Escolhi como plano "B" a Serra de São José por ter vegetação de cerrado e campos rupestres semelhante a de outras que já fiz: Lapinha-Tabuleiro e Itumirim-Carrancas que permitem caminhar com visual panorâmico pela crista. E claro que ajudou também a logística fácil para chegar ou sair de lá.
Para quem está em Tiradentes, a Serra de São José se assemelha a uma muralha, próxima da cidade que segue na direção sudoeste-nordeste por cerca de 12 Km.
Organizei a mochila e deixei para os últimos 2 dias a decisão de seguir o plano "A" ou o "B", mas a previsão não mudou para o sul do país, prometendo chuvas no dia que eu iria viajar. Agora era partir para o plano "B" e lá o clima estava ajudando com previsão de tempo bom que já perdurava há vários meses.
Serra de São José lá vamos nós e dessa vez estava indo com a Vera, parceira de outras caminhadas pela Serra do Mar.

Fotos acima: crista da Serra de São José, com São João del-Rei ao fundo e as ruas de Tiradentes, com a muralha da serra

Fotos dessa travessia: clique aqui

Tracklog para GPS dessa caminhada: clique aqui
Vídeo completo da travessia: clique aqui

A logística era chegar pela manhã na Rodoviária de São João del-Rei (SJDR) e de lá embarcar no ônibus circular para Prados, onde iniciaria a caminhada próximo da entrada da cidade até chegar no topo da serra, seguindo pela crista na direção sudoeste até o outro extremo, onde está localizada a Cachoeira Bom Despacho, já próximo da divisa com São João del-Rei para finalizar em 2 ou 3 dias.

Na data marcada fiz uma última revisão nas coisas da mochila, coloquei alguns tracklogs do wikiloc na memoria do celular e fui para o Terminal Tietê, onde encontrei a Vera e embarcamos por volta das 22:00hr com previsão de chegada em SJDR por volta das 06:00hr.
A viagem foi tranquila com algumas poltronas vazias e fizemos uma parada no Graal Bela Vista e outra na Rodoviária de Lavras chegando a SJDR pouco depois das 05:00hr, ainda na completa escuridão. Foi uma viagem rápida e até deu para dormir em alguns momentos, mas tivemos que aguardar até as 07h30min quando o ônibus saiu da Rodoviária em direção à Prados.
Serra de São José
O percurso seguiu por Rodovia que beirava o lado norte da Serra de São José e da janela do ônibus já presenciava um céu totalmente azul, perfeito para caminhadas.
Quando o ônibus entrou na área urbana de Prados, fui checando o GPS do celular o ponto exato onde desembarcaríamos e em frente ao Lar dos Idosos Monsenhor Assis, descemos do ônibus.
Ponto de ônibus em frente ao Lar dos Idosos
São 08h20min e depois de arrumar as garrafas de água nas mochilas e iniciar a gravação do tracklog no meu celular, seguimos por uma rua de blocos de concreto no sentido contrario do ônibus, na direção da serra. Em mais 5 minutos e caímos numa estrada de terra para alguns metros à frente passarmos ao lado de uma gigantesca caixa de água da Copasa. É um trecho tranquilo e que não tem como errar, pois é só seguir pela estrada de terra na direção da base da serra.
Junto a um portal, uma enorme placa de madeira assinala que estávamos na Estrada Parque Passos dos Fundadores e cada vez mais a base da serra se aproximava.
Serra chegando
Passamos por alguns pequenos sítios, trechos sombreados e com cerca de 30 minutos de caminhada, chegamos ao inicio da trilha. São 08h50min e estamos na altitude de 1130 metros. O local fica ao lado de uma casa de tijolos aparentemente abandonada e dois carros estacionados junto da cerca de arame é um sinal que pessoas estão no alto da serra.
Início da trilha
Aqui é preciso pular a cerca de arame farpado para acessar uma área de pasto e depois seguimos para o topo da serra por trilha demarcada em meio a mata de encosta. Cruzamos uma cerca quebra corpo, que impede a passagem de animais e com 10 minutos desde a estrada emergimos nos campos rupestres, marcada por uma pequena casa de pedras em ruínas.
Casa de Pedra
Nesse trecho da trilha os arenitos tomam conta e o risco de escorregar é grande, já que a subida é íngreme e quase um zigue-zague serra acima, passando por algumas lajes de pedras, mas sem problemas de navegação.
A trilha é bem demarcada e em alguns pontos as setas de madeira orientam que caminho seguir.
Pequenos poços com água das chuvas surgem nesse trecho, mas não recomendaria o consumo dessa água.
Subindo a serra
Conforme íamos subindo, a cidade de Prados vai surgindo atrás da gente e vários mirantes são um convite a alguns clics. Daqui em diante é a típica vegetação de cerrado, com uma árvore aqui, outra ali, arbustos, gramíneas e muita formação rochosa.
Quando chegamos no topo da serra o visual se abre na direção norte. São 09h30min e a altitude aqui é de 1350 metros. Mais alguns minutos e passamos ao lado de um bonito mirante, chamado de Garganta do Diabo, voltado para encosta sul.
Mirante da serra
Com cerca de 1 hora desde o início da trilha, vão surgindo algumas faixas de areia branca pelo meio do caminho. Uma placa escrito PLANALTO aponta uma seta seguindo pela trilha e só foi caminhar alguns metros e chegamos no lugar. É uma grande área descampada com formações rochosas ao lado e perfeita para montar barracas. Contei umas 20 pessoas próximas dali e pelas mochilas, percebi que iam acampar no local.
Cruzeiro junto à borda da serra
Seguimos caminhando na direção da encosta sul até chegar a um mirante, onde existe um Cruzeiro e uma Rosa dos Ventos pintada em cima de uma grande base de concreto (não deve ter sido fácil e parabéns para quem fez).
A vista é voltada para o Distrito de Bichinhos (pertencente a Prados) em primeiro plano e Tiradentes ao fundo.
E bem mais ao fundo ainda me pareceu ser a Chapada das Perdizes e um trecho da Serra de Carrancas (quando voltei a SP olhei nas cartas topográficas e no Google Earth para confirmar e eu estava certo) - quem sabe uma futura travessia. Se pudéssemos ficaríamos ali só admirando a vista, mas era preciso seguir nossa caminhada.
Vista do mirante
Voltamos alguns metros e agora seguimos por trilha demarcada, como se estivéssemos descendo a encosta norte. Essa é a Trilha da Biquinha, que finaliza na Rodovia que viemos de SJDR.
Placas sinalizando água nessa direção podem ser vistas em alguns trechos e depois de passar ao lado de uma cerca de arame do lado direito e caminhar uns 100 metros, era preciso abandonar a trilha principal e seguir para esquerda.
Descendo a encosta norte
A partir daqui é a parte mais complicada dessa travessia e nos vários relatos que tinha lido, todos comentavam sobre a dificuldade desse trecho, já que a trilha não é tão demarcada. A direção é seguir rumo oeste e noroeste, mas de repente não tinha mais trilha e nem os vestígios dela. A trilha sumiu. Fomos seguindo os tracklogs que nos levam para uma encosta rochosa, descendo a serra. É quase que uma caminhada só no visual, se orientando pelos tracklogs e alguns totens. É um trecho curto, de uns 15 minutos perdendo altitude e depois de contornar enormes rochas encontramos outra trilha mais demarcada que agora segue na direção sudoeste – depois fiquei sabendo que seu eu continuasse a descer pela Trilha da Biquinha por pouco menos de 500 metros encontraria uma trilha bem mais demarcada à oeste lá embaixo. Bom.....agora já foi.
Finalizado o trecho complicado, já estávamos bem abaixo da crista e íamos seguindo por trilha demarcada sem ganhar muita altitude. Do lado direito surge uma mata ciliar próxima e numa emergência é um local onde pode ser encontrada água, mas só recomendo o consumo dela se tratar com Hidrosteril.
Trilha retornando para crista
Mais 15 minutos de caminhada e cruzamos um trecho dessa mata ciliar, onde encontramos pequenos lagos de água parada. Paramos para um lanche por uns 10 minutos e agora voltamos a subir suavemente a serra por um vale até chegar na crista novamente, ao lado de um mirante. O que chama a atenção nesse pequeno trecho de subida é a vegetação de sempre-vivas, típica do cerrado, junto da trilha.
Travessia restante pela crista
É meio dia e altitude aqui é de pouco mais de 1370 metros e junto ao mirante são encontrados vestígios de fogueira, sendo um bom lugar para acampar. Fizeram até uma canaleta em volta para escoamento da chuva. Uma pequena árvore fornece sombra para alivio do Sol e ficamos um certo tempo ali descansando e admirando o visual.
A vista é desimpedida para o sul e oeste, podendo ser visualizado todo o restante do trecho pela serra com SJDR ao fundo e o Distrito de Bichinhos ao sul.
Camping junto ao mirante
De agora em diante a caminhada é em declive por trilha erodida sem grandes dificuldades, alternando com trechos planos. Passamos ao lado de uma cerca de pedras e as 13h30min chegamos num grande descampado no meio de algumas árvores, perfeito para acampamentos e para um longo descanso, já que a área é quase toda sombreada, porém sem água. Uma discreta trilha sai à esquerda e provavelmente desce a encosta da serra em direção a Bichinhos e Tiradentes.
Grande área descampada
Pouco depois das 14:00hr retomamos a caminhada, agora subindo a encosta íngreme até chegar na borda do paredão, permitindo uma linda vista à esquerda, mas somente por alguns metros.
Cada vez mais íamos para dentro da serra, se afastando da encosta, contornando grandes formações rochosas e muita vegetação de arbustos.
Trilha beirando o paredão
Surge de vez em quando uma ou outra bifurcação, mas seguindo o tracklogs não tem erro. Na verdade essas bifurcações voltam a se encontrar com a trilha principal mais adiante. A caminhada segue pelo meio da serra, às vezes retornando para a encosta à esquerda, passando ao lado de vários mirantes e bons lugares para acampamentos.
Não muito longe da borda do paredão, a trilha segue em declive por um pequeno trecho de desescalaminhada por lindos mirantes, onde é possível visualizar um grande descampado e a bifurcação com a Trilha do Carteiro lá embaixo. Dá até vontade de aumentar o ritmo da caminhada só para finalizar a caminhada do dia, mas por ser um trecho íngreme, eu não recomendaria.
Bifurcação com a Trilha do Carteiro
E somente as 16:00hr chegamos na bifurcação com a Trilha do Carteiro, onde inúmeras placas sinalizam “Águas Santas, Mangue, Cachoeira Bom Despacho, Tiradentes” em várias direções.
A altitude é de 1136 metros e o lugar é plano, permitindo acampamento para inúmeras barracas. Para a esquerda é o caminho que desce a serra na direção de Tiradentes. Para a direita é a continuação da Trilha do Carteiro que leva até a Cachoeira do Gamelão e seus inúmeros poços ao longo das quedas. E seguindo em frente pela crista da serra é o nosso caminho para o dia seguinte.
Ficamos por alguns minutos descansando junto da bifurcação e analisando o melhor lugar para montar a barraca e nisso um grupo de uma agencia de Tiradentes com cerca de 5 pessoas vem subindo pela trilha e segue para a Cachoeira do Gamelão.
Nos 2 tracklogs que estávamos usando, eles assinalavam que descendo pela Trilha do Carteiro rumo norte, em poucos minutos chegaríamos a uma pequena área plana, perfeita para camping e foi o que fizemos.
Camping descendo a Trilha do Carteiro
Em poucos minutos chegamos no Mirante do Carteiro e próximo dele existe um local plano que comporta algumas barracas. Pensamos até que o grupo iria acampar lá também, mas ele estava vazio.
Montamos nossa barraca ali e por uma trilha à oeste segui por uns 150 metros até um poço de água parada, escondido pela vegetação. Era até razoavelmente grande com dimensões de uns 5 x 2 metros.
A água era fria demais, mas depois de uma longa caminhada e suor escorrendo no rosto, serviu perfeitamente para um banho bem relaxante.
Poço próximo do camping
Revigorados, agora era hora de preparar o jantar. Tínhamos ainda um pouco de água e nem precisamos descer pela trilha para pegar mais.
Linguiça defumada, atum enlatado e sopão de galinha foi o nosso cardápio preparado sob as estrelas.
Céu totalmente aberto mostrando a Via Láctea, como se fosse uma faixa de leste a oeste com suas constelações e as únicas que consigo reconhecer são as 3 Marias e o Cruzeiro do Sul, mas milhares podem ser vistas. Deu até para vermos algumas estrelas cadentes. Noite maravilhosa.
Depois do jantar, usei a água restante para colocar dentro das panelas sujas, pois queria evitar que algum animal viesse nos visitar no meio da noite para procurar comida.
Nem lembro que horas fomos dormir, mas a temperatura estava agradável, sem ventos.
Por volta das 09:00hr do dia seguinte já estávamos de pé e desmontando a barraca. Depois de organizar as mochilas resolvemos escondê-las na vegetação e descer pela trilha somente com algumas garrafinhas para encher de água.
Seguindo por leve declive pelo calçamento de pedras, passamos ao lado de um cruzeiro, onde supostamente está o Túmulo do Carteiro.
Túmulo do Carteiro
Na verdade é um monumento formado por centenas ou até milhares de pedras empilhadas e segundo a lenda, deve-se deixar uma em seu túmulo e fazer um pedido, que será realizado. E pela altura do monumento, parece que todos que passam ali, deixam sua contribuição.
Mais alguns metros de descida e chegamos numa bifurcação onde as setas apontam para a parte alta da cachoeira e a parte baixa. Na parte alta da Cachoeira do Gamelão estão as pequenas piscinas naturais que se formam nas quedas do riacho.
Cachoeira do Gamelão
Sua vazão era muito pouca e só um pequeno filete que escorria. Um grupo de mulheres conversava no local e preferimos descer um pouco mais para baixo, onde encontramos um poço que era um convite para mergulho.
Próximo dessas quedas existe um pequeno descampado que pode ser uma boa opção de camping.
Voltando à bifurcação, agora fomos conhecer a parte baixa da cachoeira. A trilha segue contornando um pequeno morro pela direita, passando ao lado de pequeno riacho, que é perfeito para reabastecimento de água. Cercado por mata ciliar, o riacho parece que fornece agua o ano todo e de ótima qualidade.
Piscina na parte baixa
Com cerca de 10 minutos chego a uma piscina natural formada pelo encontro de alguns riachos. Junto a um descampado, alguns bancos servem para descanso e nesse trecho a vazão do rio é maior.
São 10h45min e com as horas passando era preciso retornar e continuar a caminhada.
Fui subindo pela trilha até chegar ao local do nosso acampamento, onde pegamos as mochilas e pouco depois das 11:00hr retomamos nossa caminhada até a bifurcação acima e dali seguimos para a direita, na direção da crista da serra.
Curiosa formação rochosa
Já na crista passamos ao lado de uma enorme rocha bem interessante que lembra uma colmeia, cheia de furos.
Vão surgindo inúmeros mirantes junto da borda com vista para Tiradentes e algumas faixas de areia ao longo da trilha. Junto de um dos trechos de areia, encontramos uma trilha à direita que vem direto da Cachoeira do Gamelão. É uma espécie de atalho para quem não quiser subir pela Trilha do Carteiro.
Árvore junto de um mirante
E as 12h20min chegamos a uma arvore que fornece sombra e é ponto obrigatório de parada. O local apresenta vestígios de fogueiras e talvez seja outro ponto de acampamento. Do mirante ao lado, Tiradentes surge bem próximo e naquele Domingo conseguimos ouvir sons de bandas (dias antes a cidade estava realizando o 3° Encontro de Bandas e naquele momento alguma estava tocando pelas ruas da cidade e o som poderia ser ouvido lá da crista da serra).
Desse mirante da serra era fácil identificar a principal Igreja da cidade: a Igreja Matriz de Santo Antônio, que se localiza na parte mais alta da cidade histórica.
Crista à leste
Ficamos por cerca de 1 hora no local e a partir desse ponto a trilha se divide em 2. Uma que segue beirando o paredão, sempre pela crista e outra que segue descendo um pouco a encosta da serra pela direita, na direção do fundo do vale.
Seguindo pela crista à oeste
Optamos por seguir pela crista passando por inúmeros mirantes, já que o visual é mais bonito, mas notamos que a trilha não era tão demarcada e depois de uns 10 minutos, junto a um pé de limoeiro, decidimos seguir numa bifurcação da direita, abandonando a crista e nos levando para outra trilha mais abaixo.
É um trecho pequeno em declive acentuado até interceptar a trilha principal mais abaixo, que de agora em diante segue perdendo altitude, sempre pela encosta da serra.
Surgem trechos de erosão e outro muro de pedras é cruzado. A vegetação de cerrado ainda se mantem e conforme descíamos pela trilha, cada vez mais nos aproximávamos do fundo do vale.
Final da Serra de São José
Passamos por alguns descampados e pouco antes das 15:00hr chegamos ao extremo da Serra de São José, onde a trilha principal se encontra com outra trilha que vem da direita e que leva até o Balneário Águas Santas, mas nosso caminho é seguir para esquerda, ao lado do Córrego do Mangue.
Protegido pela mata ciliar, ao longo do rio surgem de vez em quando bifurcações que levam a pequenos poços e numa delas chega a Cachoeira do Mangue. Num desses acessos ao rio, fomos conhecer o Poço do Mangue e lá ficamos aproveitando aquele final de tarde de Sol por mais de 1h30min. Só não tive coragem de entrar na água, que estava muito fria.
Poção do Mangue
Pouco antes das 17:00hr voltamos para a trilha e com mais 5 min de caminhada surge uma bifurcação à esquerda que leva diretamente para a cidade de Tiradentes, sendo conhecida como Trilha do Pacu (é o nome que estava na placa). Não era esse o nosso objetivo, pois ainda pretendíamos passar pela Cachoeira Bom Despacho. Seguindo pela trilha, que se parece com uma antiga estrada, já íamos procurando algum descampado para montar nossa barraca e passar a noite.
Com quase 10 minutos desde a bifurcação, surge outra e aqui seguimos para direita para finalizar em uma antiga represa alguns metros à frente. É uma grande área gramada e plana. Era perfeita para montar a barraca.
Camping junto de antiga represa
Na encosta de um morro ao lado, os últimos raios do Sol se escondiam, permitindo ainda que montássemos nossa barraca com luz natural.
Para o jantar usamos os nossos últimos suprimentos, deixando a mochila bem mais leve. Difícil foi tomar banho na pequena represa de água gelada, já que ela é formada pelo mesmo rio que vínhamos seguindo.
A noite foi tranquila e por volta das 08:00hr do dia seguinte já estávamos desmontando a barraca. Só uma coisa nos chamou a atenção: o céu totalmente nublado, bem diferente do dia anterior. Parecia que a chuva estava chegando.
Depois de um breve café da manhã, retomamos a caminhada pouco antes das 09:00hr, passando por cima da barragem de pedras e concreto e seguindo agora pelo lado direito do rio.
Uns 5 minutos depois e chegamos a outro pequeno descampado, ao lado de uma piscina natural, tendo a vantagem de ser um local protegido dos ventos para quem quiser montar a barraca aqui.
Cruzando o rio
Voltamos a cruzar o rio para esquerda, pulando as pedras e mais alguns metros chegamos a um lindo mirante com a Cachoeira dos Anjos ao lado, onde uma pequena quantidade de água escorria pelo paredão. Desse ponto se consegue ver a linha férrea da Maria Fumaça e alguns trechos do Rio das Mortes lá embaixo.
Continuando a descida chegamos na Cachoeira do Índio, que é bem alta e com várias quedas formando um pequena piscina na base dela, que é bem rasinha.
Cachoeira do Índio
Saindo dessa piscina natural o rio segue um trecho através de um pequeno vale até chegar ao topo da Cachoeira Bom Despacho, um pouco mais adiante. A partir daqui o Sol já deu as caras, afastando as chances de chuva.
Cachoeira Bom Despacho
Depois de alguns clics, descemos o trecho final pelo meio das pedras, na lateral da cachoeira para finalizar na sua base as 10h20min. Daqui se vê que ela é uma sucessão de outras pequenas quedas, formando poços, mas que estava com pouquíssima água.
Definitivamente não era uma cachoeira maravilhosa (as outras mais acima eram até mais bonitas). Talvez com uma vazão maior de água, melhore um pouco.
Próximo dali tem o totem da Estrada Real, onde finalizei o tracklog.
Na Rodovia, junto da entrada para a cachoeira tem um ponto de ônibus e agora era pegar o circular de volta para São João del-Rei ou para Tiradentes.
Como embarcaríamos somente durante a noite de volta para SP, tínhamos quase o dia todo para conhecer a parte histórica dessas 2 cidades e foi o que fizemos para fechar com chave de ouro essa maravilhosa travessia.

Dicas e informações úteis

# Atente para previsão do tempo, pois sendo uma caminhada na crista da serra, ela pode se tornar muito perigosa em caso de chuvas e raios.

# Recomendável o uso de boné ou chapéu de abas, já que áreas de sombra são raras.

# Protetor solar é item obrigatório.

# A maior parte dessa caminhada é plana. Com alguns pequenos trechos de subida ou descida.

# São pouquíssimas as fontes de água na serra e só encontramos água de boa qualidade em 2 pontos dessa travessia: Descendo ao norte pela trilha do carteiro, em um riacho que fica ao lado da trilha que liga a parte alta à parte baixa da Cachoeira do Gamelão e no trecho final, no Córrego do Mangue. Até existem em outros pontos que citei no relato, mas nesses casos só use a água depois de tratar com Hidrosteril.

# Em vários mirantes, é possível montar acampamento, porém a maioria não possui fonte de água próxima e são desprotegidos.

# Recomendo que inicie a travessia em Prados com uns 2 litros de água e ao chegar na bifurcação com a Trilha do Carteiro, é possível conseguir água próxima dali.

# Existem inúmeras opções de caminhadas na serra:

- Saindo de Tiradentes e subindo pela Trilha do Carteiro até a Cachoeira do Gamelão e de lá seguir pela crista até o extremo oeste da serra, finalizando nas Cachoeiras do Mangue e Bom Despacho. Esse roteiro é o preferido dos guias de agencias de Tiradentes. Fácil demais e muito curto, recomendável para sedentários.
- Para 2 ou 3 dias é a travessia completa, iniciando em Prados.
- É até possível completar essa travessia em apenas 1 dia, mas se aproveita muito pouco das cachoeiras, poções e mirantes.

Sem dúvida nenhuma o melhor roteiro para fazer a travessia completa é de nordeste-sudoeste, iniciando por Prados, já que a caminhada pela crista nesse sentido é quase sempre em declive suave, permitindo lindos visuais. Além de outros vários motivos.

# Essa travessia também é conhecida como Prados x Tiradentes, porém finalizando na Cachoeira Bom Despacho, a cidade dessa cachoeira é Santa Cruz de Minas.

# Em toda a travessia da serra é possível conseguir sinal de telefonia celular.

# U
m pequeno adendo sobre a história da Trilha do Carteiro:

- Foi construída pelos negros escravizados no período da exploração do ouro, no século XVIII e usado para escoar nossa riqueza (alguns trechos dessa trilha recebem o nome de Calçada dos Escravos).
São pedras dispostas uma ao lado da outra e se assemelham a outras tantas Trilhas do Ouro que descem a Serra do Mar em direção a Paraty.
Recebeu esse nome em homenagem a um carteiro que foi assassinado pelos portugueses na época da Inconfidência Mineira, cuja lenda dizia que ele entregava mensagens entre os revoltosos e seu corpo foi deixado junto da trilha.

# Vale muito a pena passear pelo centro histórico das cidades de Tiradentes e São João del-Rei, que possuem arquitetura barroca preservada.

# Se puder, vale a pena fazer o passeio de Trem Maria Fumaça que liga Tiradentes a SJDR ou vice versa. Até tentamos ir, mas no dia que estávamos lá, o passeio não era realizado, sendo feito só em alguns dias da semana.

www.vli-logistica.com.br/sustentabilidade/trem-turistico

# Na Rodoviária de São João del-Rei existe um guarda volumes bem barato para o dia todo. É a melhor opção para deixar a mochila e depois passear pelo centro histórico da cidade.

# Já na Rodoviária de Tiradentes esse serviço de guarda volumes não existe. Tive que deixar na Pousada Tiradentes, que fica ao lado e me cobraram $15 por algumas horas.

# Variedade de restaurantes em Tiradentes e SJDR é grande. Almoçamos no Delicias de Tiradentes, em frent
e à Rodoviária. Comida excelente e barata.

#Logistica (Valores de Julho/2019)
- Ônibus São Paulo-São João del Rei – Valor: em torno de $120.
www.util.com.br
- Ônibus São João del Rei-Prados – Valor: em torno de $10 - Viação São Vicente.
www.pradosmg.com.br/horarios-onibus
Segunda a Sexta: 07:30 – 10:45 – 12:30 – 15:15 – 17:45
Sábados: 07:30 – 12:30 – 17:25
Domingos e feriados: 10:00 – 17:25
- Ônibus Tiradentes-São João del Rei. Valor: em torno de $4.
São 2 empresas que operam essa linha: Viação Porto Real (via Cachoeira Bom Despacho) e Viação Presidente (via Rodovia BR 265).
Taxi de São João del Rei-Prados: em torno de $100.

# Para quem for usar um app de GPS no celular com o tracklog não se esqueça de levar um Power Bank. Em baixas temperaturas a bateria do celular descarrega mais rápido.

# Para navegação e gravação do tracklog uso e recomendo 3 app para o GPS do telefone celular. Todos na Play Store.

- A-GPS Tracker ou o GPX Viewer para navegar nos tracklogs.
- E o Wikiloc para gravar o tracklog do percurso.