30 de janeiro de 2009

Dicas: Pedra Grande - Atibaia/SP - Um dia qualquer

Para dar uma desenferrujada e como não tinha nada a fazer em 1 dia de semana qualquer e estando de folga, resolvi voltar à Pedra Grande, mas dessa vez para fazer a trilha que se inicia dentro do Condomínio Arco Iris, deixando o carro perto do Campo de Pouso da cidade.
A trilha é bem demarcada e existem 3 opções.
Fiquei no topo até o pôr do Sol, por volta das 20:00 hrs e desci a trilha já de noite.
Em 2003 tinha estado lá no topo, mas tinha vindo de moto passando por dentro da cidade de Bom Jesus dos Perdões - fotos: clique aqui

Foto acima chegando na Pedra Grande pela trilha e o topo do Pico do Cocoruto ao fundo

Algumas fotos dessa subida e do pôr do Sol no topo da Pedra: clique aqui

Tracklog para GPS dessa caminhada: clique aqui

Abaixo segue algumas dicas e informações sobre o lugar (Atualizado Julho/2020)

Pedra Grande
A Pedra Grande é um enorme monolito que se localiza em Atibaia, a cerca de 65 Km de Sampa.
Sua altitude é de + - 1450 metros e é um local perfeito para a prática de voo livre (paraglider ou parapente e asa delta) já que os ventos, ao bater no paredão voltado para a cidade, formam uma forte corrente ascendente, além de ter uma enorme rampa natural para decolagem.
Do alto da Pedra e seguindo por uma trilha bem demarcada por uns 5 minutos se chega ao topo do Pico do Cocoruto com altitude de + - 1490 metros e ponto culminante da Serra de Itapetinga, onde se tem uma visão de 360 graus de toda a região. O lugar também é conhecido como Pedra Rachada.
Nos dias de Domingo, é possível fazer voo duplo com um instrutor.
Para acessar o topo da Pedra Grande são 3 opções, sendo que uma delas é por uma trilha (pela trilha são 3 opções também).

Para quem vai de carro:
Topo do Pico do Cocoruto
1ª opção – Pela Rodovia D. Pedro I
Vindo pela Fernão Dias (sentido SP-MG), depois de passar aquele enorme Hotel Spa Bourbon, que aparece à esquerda da Rodovia, + - no Km 37, pegue a saída 36A, que segue para a Rodovia D. Pedro I, sentido Piracaia e Jacareí e siga por ela por + -  8 Km. Ao longo da Rodovia surgem placas sinalizando o acesso à Pedra Grande.
No Km 65 tem uma saída da Rodovia que leva até a Pedra Grande, à direita. Depois é só seguir as placas indicativas. Esse trecho segue por estradas de terra, passando ao lado de um haras. São cerca de 11 Km até o topo da Pedra Grande.
O trecho final é o mais difícil, já que é muito íngreme e carros com tração dianteira podem passar sufoco. Se chover então, nem arrisque.
Pouco antes de iniciar a íngreme subida do trecho final, existe uma bica de água à esquerda da estrada (é o único ponto de água próximo). Ela escorre por baixo de uma enorme pedra.
Chuva chegando
2ª opção – Bairro do Portão
Vindo pelo Fernão Dias, sentido SP-MG, saia no Km 50, que dá acesso ao Bairro do Portão.
Ao sair da Rodovia, passará ao lado de uma rotatória e ali é só retornar por uma avenida paralela a Fernão Dias até o Supermercado Jandira. Em frente à ele tem início à Estrada do Clube da Montanha (é bem fácil encontrar) e quando chegar no final do asfalto que é a entrada de um Condomínio é só pegar a saída para a esquerda.
Essa opção passa ao lado da antiga Fonte de Água Mineral Atibaia, que atualmente se encontra desativada. Próximo do portão da empresa, tem uma pequena fonte de água mineral. Aproveite.
Desde a saída da Fernão Dias até o topo são + - 17 Km.
Paraglider
3ª opção: Pelas trilhas
O desnível da caminhada é de + - 500 metros.
São 3 trilhas bem demarcadas, tendo no máximo 3 Km de extensão com nível fácil de caminhada e aproximadamente 2 hrs de subida, sem pressa.
- Trilha da Minha Deusa (aprox. 2,5km);
- Trilha da Mangueira (aprox. 2,9km);
- Trilha dos Monges (aprox. 2,7km) - evite essa trilha, pois pessoas que fizeram ela recentemente encontraram vários trechos tomado pela vegetação.
Siga pela Minha Deusa ou pela Mangueira.
Início das 3 trilhas
Acesso para quem vai de carro até o início dessas 3 trilhas:
As 3 trilhas se iniciam no mesmo ponto; dentro do Condomínio Arco Iris, localizado no Bairro de mesmo nome.
A entrada desse Condomínio fica próximo à pista de Pouso de Voo Livre.
Assim que chegar em frente a Pista de Pouso, continue pela mesma avenida até a portaria de entrada do Condomínio.
Lá é só passar pela Portaria e seguir por dentro dele (existem algumas bifurcações pelas ruas do condomínio com placas indicativas de Pedra Grande).
É possível deixar o carro dentro do Condomínio e próximo ao início da trilha.
Início das trilhas: clique aqui
Nascente pela trilha
Para se chegar à Pista de Pouso, faça o seguinte: saia da Rodovia Fernão Dias no Km 44 (junto ao Restaurante Frango Assado).
Dali é só seguir as placas indicativas do Campo de Pouso de Voo Livre.
Acesso: clique aqui.
A pior trilha e a mais bonita (pena que está tomada pelo mato e muito complicada de se fazer), sem dúvida nenhuma é a dos Monges, por ser muito íngreme e escorregadia, além de ser bastante técnica.
Pouco metros depois do início dela, a trilha passa ao lado da Gruta São José, onde existe água em abundância e um local com alguns bancos para descansar.
Já a Minha Deusa e Mangueira são trilhas muito expostas (se tiver muito Sol, você sofre muito). Se for subir a Pedra, inicie bem de manhãzinha, para evitar o Sol quente.
Trilha demarcada
Na metade da subida da Trilha dos Monges, as 3 trilhas vão se juntar e para encontrar água é só retornar pela Trilha Minha Deusa e Mangueira uns 50 metros, onde existe um pequeno riacho com água.
A partir do ponto onde as 3 trilhas se juntam, começam a aparecer enormes erosões na trilha e ela se torna perigosa em alguns trechos, por ser muito escorregadia.
Em quase toda a subida, existem mirantes ao longo da trilha e a cidade de Atibaia é vista a todo o momento lá embaixo.

Para quem vai de ônibus:
No Terminal Rodoviário do Tietê, saem ônibus regulares pela Viação Atibaia, com valor de $21 (Julho/2020).
Descendo na Rodoviária é só se embarcar no circular que passa ali mesmo, no ponto de onibus.
- Linha 08 - Maristela I & II, que passa próximo da Pista de Pouso.

Outra opção é embarcar no Terminal Portão, localizado próximo ao Km 50 da Fernão Dias: clique aqui.
São 2 linhas de ônibus circular que saem desse Terminal e passam ao lado da Pista de Pouso:
- Linha 55 - SAAE e
- Linha 105 - Água Espraiada
Veja nesse link os horários dos ônibus circular: clique aqui.