24 de maio de 2013

Dicas: Cavernas do PETAR/SP – Núcleo Caboclos

Em 2005 tive a minha primeira experiência em cavernas, conhecendo algumas do PETAR. 
Fui com um pessoal do CEU (Centro Excursionista Universitário) e ficamos lá somente por um fim de semana, mas visitamos a maioria das cavernas dos Núcleos Santana e Ouro Grosso (relato aqui), mas sempre ficou aquele gostinho de quero mais. O problema é que nunca surgia uma oportunidade para conhecer outras cavernas. E no feriado da Páscoa o Rodrigo me convidou para fazermos o Núcleo Caboclos e não pensei 2x.
Marcamos para sair na Sexta-feira de carro logo pela manhã para dar tempo de conhecer algumas cavernas naquele mesmo dia. Ficamos por 3 dias acampados no Camping do Núcleo e conhecemos todas as cavernas permitidas à visitação. Mesmo com a chuva que caiu por alguns dias, ela não atrapalhou.
Nessa trip estavam eu, a Márcia, o Rodrigo e sua namorada Rosana.

Foto acima, todos reunidos no abismo da parte alta da Caverna Teminina 


Fotos: clique aqui


Camping do Parque
O PETAR - Parque Estatual Turístico do Alto Ribeira é dividido em 4 Núcleos: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra.
Para acesso ao Núcleo é cobrado uma taxa diária do visitante e outra para o uso do camping, por isso atente a isso.
Caverna Teminina
O lugar é o único que disponibiliza um camping para os visitantes, que deve ser reservado com antecedência junto a Administração do Parque em Apiaí. 
O Camping é plano e todo gramado com chuveiros de água fria, sanitários e pias.
A contratação de um guia é obrigatória e sem ele não se consegue visitar as cavernas.
Na Revista Aventura Já, do Sérgio Beck tinha uma matéria sobre esse Núcleo, mas ele fez as visitas às cavernas sem o acompanhamento de guia.
Como atualmente é obrigatório o guia, deixamos para ele o planejamento do roteiro.
Antes de fazer a visita, contate o Núcleo e reserve um guia. Isso é importante. 
Portaria do Parque
Como chegar: Seguimos pela Rodovia Castelo Branco por quase 140 Km até o acesso a Tatuí e dali seguindo em direção a Itapetininga, Capão Bonito, Guapiara. 
Depois dessa cidade são mais 37 km até o acesso que leva ao Núcleo, seguindo ainda por 17 km em estrada precária. 
Esse é o melhor caminho para chegar no Núcleo, já que as estradas são asfaltadas e em bom estado, mas com a desvantagem de todas serem pedagiadas.
Uma outra opção é seguir pela BR-116 (Rodovia Régis Bittencourt) até o km 446, onde fica o acesso à Jacupiranga e dali seguindo as placas indicativas de Iporanga. 
Cruzando a cidade, siga por estrada de terra em direção ao Bairro da Serra e de lá continuando em direção à Apiaí. Chegando na cidade é só seguir pela Rodovia em direção a Guapiara por cerca de 26 Km até a entrada do Núcleo.

Cavernas:
Caverna Chapéu Mirim I
O acesso as Cavernas do Chapéu, Chapéu Mirim I, Chapéu Mirim II e Aranhas é por trilha bem demarcada e sem dificuldades que sai ao lado do Camping. É a chamada Trilha do Chapéu. As Cavernas Chapéu Mirim I e II são as mais próximas do Camping e no seu interior segue um pequeno riacho. Nas duas é possível entrar por um lado e sair pelo outro.
Abaixo a relação das cavernas permitidas à visitação:


Caverna do Chapéu Mirim I: 
Muito tranquila e com extensão de uns 70 metros. 
A caminhada é sempre pelo leito de um pequeno riacho, mas com muito pouco de espeleotemas. 
Caverna Chapéu Mirim II
Caverna do Chapéu Mirim II: 
Bem tranquila seguindo por um estreito corredor com extensão de uns 60 metros. 
O final da caverna termina em uma área de mata, por isso o ideal é entrar e sair pelo mesmo acesso. 
Possui um pequeno riacho que segue de uma ponta a outra da caverna. Poucos espeleotemas no interior da caverna.
Nessa caverna encontramos uma fêmea de opilião com inúmeros filhotes. Parece uma mãe abraçando seus filhos.
Velas na Caverna do Chapéu
Caverna do Chapéu:
Com uma extensão de uns 200 metros, possui um pequeno riacho na entrada e no seu interior são encontradas represas de travertino, helictites, velas, estalactites, estalagmites. 
É possível chegar a um local onde existe um Cemitério de Caracóis (provavelmente devido a uma enchente ocorrida a muitos anos no local) e a um Esqueleto de Quati (que entrou na caverna e não conseguiu sair mais). 
O acesso a esses lugares é por estreitos corredores e com alguns lances de escalaminhada, mas nada muito difícil. Junto da entrada há um grande salão com vários espeleotemas.
Caverna das Aranhas
Caverna das Aranhas: 
Sua extensão é de uns 240 metros e com belos espeleotemas e alguns opiliões (espécie de aracnídeo), por isso muito cuidado ao colocar as mãos nas pedras. 
A caminhada pelo interior da caverna é quase sempre pelo leito de um pequeno riacho.
No interior existe um grande desmoronamento próximo do final da caverna e algumas gigantescas pedras lembram ovos pré-históricos.
Parte alta da Caverna Teminina
Caverna Teminina: 
A caverna é um pouco distante do Camping. O acesso é a partir da estrada que leva até a portaria e de lá são quase 2 horas de caminhada. Cerca de 20 minutos antes de chegar na caverna a trilha se divide em 2: uma que leva até a parte baixa da caverna (à direita) e outra que leva até a parte alta da caverna (à esquerda). Na parte baixa, junto ao rio que atravessa a caverna de uma ponta a outra, ela não é tão extensa, tendo aproximadamente uns 200 metros. Em alguns pontos é possível ver o desmoronamento que aconteceu no lugar. 
A caverna pode ser dividida em 2 níveis: 
Parte baixa da Caverna Teminina
- Parte alta com destaque para o belíssimo mirante junto a um enorme salão e com vistas para um grande abismo. Aqui existe uma enorme dolina (claraboia) junto a um salão. 
- Parte baixa onde se localiza outro enorme salão e o rio que atravessa a caverna de uma ponta a outra. Da parte alta existe uma trilha de uns 15 minutos que leva até a parte baixa, mas sem maiores dificuldades. Nessa parte baixa é possível encontrar inúmeras formações: represas de travertino, velas, estalactites, estalagmites e uma queda de água conhecida como chuveirão. Sem dúvida nenhuma é uma das cavernas mais lindas do PETAR.
Caverna do Espirito Santo
Caverna do Espirito Santo: 
É uma caverna pequena e seu acesso é proibido, mas como fica ao lado da estrada de terra que leva a vários pontos do Núcleo Caboclos, sempre está no roteiro de alguns guias. A entrada é por pequena passagem muito estreita que termina em um pequeno salão onde existe uma pequena claraboia por onde é possível sair da caverna com certo cuidado. Não possui tantas formações, mas no seu interior é possível ver um raro esqueleto de um animal pré-histórico. Ele está incrustado no teto e provavelmente deve ser de um animal grande, como uma preguiça.

Cachoeira Sete Reis: 

É uma das mais altas do PETAR, com uns 10 metros. Se localiza no Rio Maximiano e a trilha que leva até o lugar está bem fechada. Não conseguimos chegar nessa cachoeira porque em vários momentos tivemos que varar mato e sem muito tempo disponível, não pudemos conhecer o lugar. Eu até que seguiria varando mato até a cachoeira, mas o grupo decidiu voltar e seguir para uma outra caverna.

Cachoeira Maximiano: 

Se localiza no mesmo rio da Cachoeira 7 Reis, mas a caminhada até lá é bem mais tranquila e curta. A queda é bem pequena e no local existe uma piscina natural.

Nosso roteiro foi:

1º dia: Cavernas do Chapéu, Chapéu Mirim I, Chapéu Mirim II e Aranhas. Nesse dia também visitamos também um antigo local de extração de calcário e aqui existia um povoado, mas atualmente só restam uma capela e duas salas de aula de uma pequena escola.
2º Dia: Caverna Teminina. 
3º dia: Cachoeiras e Caverna do Espirito Santo. 


Algumas informações úteis e dicas (Atualizado Julho/2020)

# Telefones úteis:
Núcleo Caboclos: (15) 3552-1875 - petar@fflorestal.sp.gov.br.
O Guia que nos acompanhou foi o Luís de Apiaí (conhecido também como Luio): (15) 3552-1575 e (15) 99852-9759 / (15) 98111-2569
E-mail: mecatec.adm@ig.com.br

# Taxas do Núcleo: $16 por dia + $18 pelo pernoite no camping.

# Guias que moram dentro do Núcleo Caboclos: o único contato é através da Admn.: Gastão e Jair. Outro morador: Sr. Agenor.

# Todas as cavernas são molhadas e em algumas delas saímos com as roupas totalmente sujas. O uso de bota é obrigatório para não lesionar o tornozelo quando caminhamos pelo leito dos rios no interior das cavernas.

# Para quem está sem o equipamento obrigatório: lanterna e capacete, os guias normalmente fornecem para locação. Reserve antes.


# No Núcleo Caboclos não existe telefone fixo e sinal de telefonia celular é bem difícil conseguir.

# O Sinal só se consegue próximo da sede, junto ao Camping em um local conhecido como Orelhão. É só pegar a trilha que sai atrás da casa do Guarda do Parque e seguir na direção do Núcleo Casa de Pedra. Depois de uns 10 minutos quando a trilha chegar no seu ponto mais alto, à  esquerda existe vestígios de uma antiga casa. É ali o melhor ponto para conseguir sinal de celular. 

# Muito cuidado com as cobras. O Núcleo é um lugar propício para Jararacas, Corais e a Urutus. Não é difícil encontrar com alguma delas pelas trilhas.


Mesmo com tempo chuvoso é perfeitamente possível visitar as cavernas do Núcleo. Os rios que passam por dentro delas são de pequeno volume, com exceção da Caverna Teminina. A vantagem é que nessa Caverna a maior parte das atrações está do lado de fora.


# A trilha Transpetar, que se inicia no Núcleo Santana e segue até o Parque Intervales passa pelo interior do Núcleo Caboclos. Em vários trechos é possível encontrar enormes marcos de material reciclado sinalizando essa trilha. Necessário agendar com o Parque essa travessia. 

# Para chegar nas Cavernas dos Núcleos Santana e Ouro Grosso – no Bairro da Serra - a melhor maneira é seguir de carro pela BR 116. Se for de ônibus o melhor caminho é por Apiaí e de lá tomar um circular até o Bairro da Serra (apenas 2x ao dia), onde estão localizados os Núcleos Santana e Ouro Grosso.


6 comentários:

  1. I think the admin of this site is actually working hard in favor
    of his site, for the reason that here every material is quality based data.


    My page; continue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you my friend. I am just a simple writer of my walks

      Excluir
  2. Bom, sei que já faz muito tempo que postou isso, mas se lembrar poderia me dizer quanto gastou nessa viajem, contando guia camping e comida? Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que os valores não tenham aumentado tanto, mas a média com certeza fica próxima dos valores abaixo:
      - Guias: $150,00/dia p/ até 8 pessoas.
      - Camping e taxa do Parque: uns $20,00.
      - Alimentação: tem de levar tudo, lá não existe local onde comprar alimento. O Parque fica longe de tudo.
      Recomendaria vc ligar no Parque p/ saber exatamente os valores. Se quiser contratar um outro guia, o próprio parque indica alguns, fornecendo os telefones.

      Como estávamos em quatro pessoas, o custo não saiu tão alto, já que o valor do guia é o maior de todos e a contratação antecipada é obrigatória.
      Sem ele vc não entra no Parque, já é barrado na portaria.


      Abcs

      Excluir
  3. Adoro! Já fui para o Petar, coloquei algumas dicas e fotos no meu blog http://casalnomade.blogspot.com.br/
    :)

    ResponderExcluir
  4. Galera, boa noite... gostaria de informar que meus telefones mudaram... e segue ai os novos numeros.. Fixo 15 3552 4208 - Whats 15 99852 9759 - Cel 997182395... e estamos bom ma pagina no face... https://www.facebook.com/EspeleoAdventure/?ref=bookmarks... ok

    ResponderExcluir