17 de março de 2010

Dicas: Itu/SP e Salto/SP - Um fim de semana qualquer

Aproveitando que estou publicando arquivos de antigas trips, esse é de Fevereiro de 2010 que eu fiz com a Márcia e a Sophia, quando ela tinha pouco mais de 6 meses. 
Como estávamos de férias fomos curtir um passeio pelas cidades de Itu e Salto, se hospedando em um Hotel Fazenda com direito a muito lazer e visitando algumas atrações turísticas dessas 2 cidades.
Em Itu conhecemos a Estrada Parque, que liga Cabreúva a Itu, a Fazenda do Chocolate, Parque do Varvito e mais outras atrações e na cidade de Salto visitamos o Parque Lavras e o Complexo da Cachoeira do Rio Tietê.


Na foto acima as várias camadas da rocha que é a marca registrada do Parque do Varvito, em Itu 




Fotos dos lugares que visitamos nessas 2 cidades: clique aqui





Chalés da Fazenda/Camping das Pedras
Localizada a cerca de 100 Km de São Paulo, Itu é considerada a cidade dos exageros, mas também é conhecida como a terra dos campings e pesqueiros e muitos desses lugares dispõe de várias formas de hospedagem (campings, cabanas, chalés, apartamentos) com uma grande infraestrutura de lazer.
E dessa maneira procuramos reunir um passeio pelos pontos turísticos de Itu e Salto, aproveitando as áreas de lazer do lugar onde nós se hospedamos.
Já a cidade de Salto se localiza a apenas uns 10 Km de Itu e possui algumas atrações turísticas que podem ser conhecidas em 1 dia, mas por dispormos de pouco tempo, só visitamos algumas delas.
Saímos de Sampa pela Rodovia Castelo Branco até Barueri e na saída do Km 26B pegamos o início da Estrada dos Romeiros, cruzando as cidades de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva e finalizando em Itu.
É uma estrada bem sinuosa, mas tem a vantagem de possuir pouco transito e boa pavimentação. 
Alguns trechos seguem margeando o Rio Tietê e cruzando a Serra do Japi com vasta área de mata atlântica. 
Abaixo o roteiro que fizemos pelas 2 cidades, bem como opções de hospedagem e alimentação.


Hospedagem

Piscina da Fazenda/Camping das Pedras
A Fazenda e Camping das Pedras foi a opção que escolhemos para se hospedar, já que a mesma está próxima de alguns pontos turísticos que visitamos.
O local dispõe de uma grande área de lazer, como piscinas com toboáguas, parque infantil, trilhas, passeios à cavalo e etc. Se hospedamos em um chalé com frigobar e tivemos que levar roupa de cama e banho. Ficamos por quase 1 dia inteiro na piscina e depois fizemos algumas caminhadas pelas trilhas da Fazenda.
Junto da sede existe um restaurante que fornece café da manhã e almoço, que são cobrados à parte.
Coordenadas GPS: S: 23° 15' 26" e O: 47° 13' 46"


Alimentação 

Na entrada da cidade se localiza o Shopping Plaza Itu, com uma grande variedade de restaurantes e fast foods na sua praça de alimentação. É uma das melhores opções na cidade. No centro de Itu até existem alguns restaurantes, mas por não conhecer nenhum deles, achamos melhor almoçar e jantar nesse Shopping.
Coordenadas GPS: S: 23° 15' 57" e O: 47° 16' 46"



Passeios

Itu

Estrada Parque
Início da Estrada Parque
O trecho entre Cabreúva e Itu é dos mais bonitos dessa estrada e não é difícil encontrar alguns romeiros que estão seguindo em direção ao Santuário de Bom Jesus, que se localiza em Pirapora do Bom Jesus ou alguns caminhantes fazendo o Caminho do Sol, de Santana do Parnaíba até Águas de São Pedro. 
Margeada pelo Rio Tietê e sua mata ciliar, a Estrada possui alguns pontos que merecem uma visita como a Gruta da Glória, a Fazenda Chocolate e a Barragem da Usina Hidrelétrica de São Pedro. São encontrados também alguns campings, restaurantes e casas de doces.
O lado negativo é ver as espumas do poluído Rio Tietê em algumas corredeiras e o odor característico que muito paulistano conhece. 
É um trecho que vale a pena ser percorrido sem pressa, só apreciando a paisagem.
Coordenadas GPS: S: 23° 15' 46" e O: 47° 15' 31,5"


Fazenda do Chocolate
Casarão da Fazenda Chocolate
Localizada à beira da Estrada Parque, já próximo de Itu, o lugar é conhecido também como Fazenda da Serra e oferece aos visitantes passeios a cavalos e charretes, um mini zoológico com alguns animais e aves como: avestruzes, pavões, coelhos, bodes, cabras, pôneis, além de caminhadas por trilhas da Fazenda.
O local conta também com uma autentica "Casa Grande" da época colonial, uma loja de artesanato onde é possível comprar alguns chocolates fabricados no lugar, uma lanchonete e uma cafeteria.
Pela arquitetura preservada, a Fazenda é um verdadeiro passeio pela história, remetendo ao Brasil Colonia e bem agradável para passar o dia com as crianças, que vão adorar alguns animais que ficam soltos pela propriedade ou alimentar os peixes que ficam em um lago. 
A entrada e o estacionamento são gratuitos, mas alguns passeios são pagos.
www.fazendadochocolate.com.br
Coordenadas GPS: S: 23° 16' 56" e O: 47° 13' 45"


Parque Geológico do Varvito
Anfiteatro do Parque
O Parque foi construído em uma área de antiga pedreira e não é tão grande. 
A rocha varvito está presente em quase todo o parque e se caracteriza pela sucessão de camadas que foram se acumulando ao longo da era glacial.
Esse material ia se depositando no fundo de lagos, conforme o gelo ia se derretendo. 
Para os mais curiosos, em todo o parque existem placas e murais explicativos, que tornam o passeio bem mais didático. Divididos em bosques, grutas, lagos e cachoeiras, o lugar também conta com playgrounds, anfiteatro, quiosques e uma pequena lanchonete. 
Possui estacionamento em frente ao local. 
Localiza-se a cerca de 1,5 Km do centro de Itu, na saída da cidade em direção a Rodovia Santos Dumont.
Coordenadas GPS: S: 23° 16' 05" e O: 47° 19' 11"


Praça da Matriz
Famoso orelhão da cidade 
É o local que abriga os exageros de Itu, dentre eles o orelhão, o semáforo e alguns outros.
Algumas lojas ao redor da praça vendem também uma grande variedade de souvenirs gigantes como lápis, canetas, chaveiros, essas coisas.
Só vale mesmo pela curiosidade.
Para quem gosta de história, na mesma praça se localiza a Igreja Nossa Senhora da Candelária e ao lado dela o Museu Republicano, que merecem também uma visita.
Coordenadas GPS: S: 23° 15' 50" e O: 47° 17' 59"













Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária
Parte interna da Igreja
Construída no final do século XVIII, internamente a Igreja se parece com as de Ouro Preto pelo estilo barroco presentes nos entalhes e no teto do Altar. 
Existem também alguns belos quadros.
Coordenadas GPS: S: 23° 15' 51" e O: 47° 17' 59"










Salto

Parque Lavras
Rio Tietê visto do Parque
Localizado junto à margem do Rio Tietê, o Parque é uma grande área verde com algumas trilhas pela mata nativa que levam até a uma antiga Usina Hidrelétrica, onde o conjunto arquitetônico ainda é preservado.
Ao longo das trilhas é possível também chegar a mirantes, algumas nascentes e as corredeiras do rio.
Na entrada do Parque existe uma lanchonete e o Monumento a Nossa Senhora de Monte Serrat, que também merece uma visita.
O lado negativo é chegar na antiga Usina e ver milhares de garrafas PETs junto da margem do rio, além do forte odor, que é marca registrada do Tietê.
Está a cerca de 2 km do centro da cidade, próximo da Avenida Marechal Rondon.
Coordenadas GPS: S: 23° 13' 04" e O: 47° 17' 15"


Monumento Nossa Senhora do Monte Serrat
Nossa Sra. Monte Serrat
Considerado um dos maiores do mundo dedicado a Virgem Maria, o monumento possui uma bela vista panorâmica de toda a região. Em seu interior existe uma pequena capela e se localiza na entrada do Parque Lavras.
O lugar é pouco explorado comercialmente, já que não existem lojas de souvenirs e uma grande variedade de lanchonetes.
Coordenadas GPS: S: 23° 13' 02" e O: 47° 17' 16"














Complexo da Cachoeira do Rio Tietê
Complexo de Salto
O Complexo na verdade é a Cachoeira, conhecida como Salto Grande e o Memorial do Rio Tietê, que fica ao lado, dispondo um rico acervo geográfico e cultural, que explicam a história do Rio Tietê, desde a nascente até a foz. É possível ver também vários painéis ilustrativos e cruzar uma ponte pênsil, que fica junto da margem. Localiza-se ao lado de uma praça do centro da cidade que dispõe de uma pequena ilha no meio do rio e uma concha acústica onde são realizados alguns shows. Quando passamos por lá, o rio estava com uma vazão muito grande e para variar, muitas garrafas PETs junto da margem. Veja na foto ao lado.
Porém nesse ano de 2014, devido a estiagem, o rio abaixou muito de volume, possibilitando uma limpeza nas suas margens, de onde retiraram uma grande quantidade de lixo e garrafas. Veja nesse link uma foto de Julho/2014: clique aqui
Praça Dr. Archimedes Lammoglia - Centro
Coordenadas GPS: S: 23° 12' 29" e O: 47° 17' 42"


Um outro passeio que faltou no nosso roteiro por falta de tempo e que vale a pena conhecer é o Parque da Rocha Moutonnée, que fica próximo da Cachoeira de Salto, mas na outra margem do Rio Tietê
No lugar é possível encontrar um dos maiores vestígios desse tipo de rocha, que indicam as alterações climáticas na era glacial, que ocorreram na região a cerca de 200 a 300 milhões de anos atrás.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, aproveitando, você iria adorar a região de Brotas (Indico antes da mais famosa Brotas conhecer Itirapina (Cachoeira do Saltão) ou Analândia), seria fantástico ler um relato seu. E claro, se for, me avise... é muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Blz Felipe.

    Analândia, Brotas e Itirapina esta na minha lista ha muito tempo.
    Esportes de aventura acho um pouco caro, mas ainda pretendo visitar estes lugares sim.
    Mas para aproveitar bem, o ideal é um feriado prolongado para conhecer todas as atrações, ou pelo menos as mais importantes dessas 3 cidades.
    Valeu pela indicação.


    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta. Os esportes podem ficar em segundo plano. Itirapina já fui três vezes e nunca pratiquei os radicais, Analândia e Brotas também não. É tanta beleza e cachoeira, que a última coisa que a gente pensa é em praticar rapel, tirolesa etc... ksksks vale a pena!

      Excluir
  4. Dos radicais, eu até já pratiquei, mas na cidade de Socorro/SP. Lá é bem mais barato que nestas cidades.
    Acho um absurdo.
    Atrações bem semelhantes, mas com precos maiores.
    Parece que querem faturar alto com poucos turistas.
    Em vez de cobrarem um valor justo para muito mais gente.
    Mas é um lugar para conhecer, com certeza.

    Abcs

    ResponderExcluir
  5. Bem que poderia colocar a fazenda Concórdia, local histórico, quem vai para Itu e não vem para cá, fica bem dificil decifrar o que poderia de chamar de Cultura,,, Umas das mais Antigas em relatos 1595.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli.
      Faltou alguns pontos turísticos para conhecer nessas 2 cidades.
      Mas como era somente 1 fim de semana, aproveitamos mais o parque aquático onde estavamos hospedados.
      Essa Fazenda é uma boa opção também, mas se tivéssemos 1 dia a mais incluiriamos o Parque da Rocha Moutonnée.
      Devido a nossa filha..
      Mas agradeço e quem sabe numa próxima iremos visitar a Fazenda.

      Valeu.

      Abcs

      Excluir