1 de agosto de 2014

Dicas: Campos do Jordão/SP - 3ª vez curtindo a cidade em família por novos roteiros

Como não dá para levar a minha filha Sophia para algumas trilhas, sempre acaba sobrando o mês de Julho para fazermos alguma viagem.
E como ela tem apenas 5 anos de idade, os passeios têm que ser algo que ela goste e Campos do Jordão é sempre uma excelente opção, já que são muitas atrações para todas as idades, gostos e bolsos e que não fica muito longe da cidade de SP.
Era a terceira vez na cidade. Em 2008 estava somente com a Márcia e ficamos por 5 dias (relato aqui). Já em 2012 com a Sophia, ficamos por 3 dias curtindo outros passeios (relato aqui). 
E quem acha que Campos do Jordão é uma cidade muita cara para se hospedar, se alimentar e se divertir, é possível sim visitá-la sem gastar muito dinheiro e curtir bastante. 

Foto acima: Museu Felicia Leirner, com esculturas a céu aberto em meio à araucárias


Fotos dos lugares que visitamos: clique aqui


Atualizado Julho/2020

Do topo do Morro do Elefante
Viajamos para lá na primeira semana de Julho de 2014 e por ser época de Copa do Mundo, encontramos a cidade quase vazia e devido ao mau tempo, a garoa era uma convidada indesejável que aparecia sempre no final de tarde, o que fez a gente alterar um pouco o roteiro que tínhamos planejado. 
E para não repetir as mesmas atrações, escolhemos algumas que não conhecíamos e que a Sophia também gostasse. 
Abaixo seguem algumas boas dicas e informações e se puder leia os outros dois relatos, que estão com passeios diferentes e bem legais também.

Nosso roteiro foi:

1º dia: Por ser dia do jogo do Brasil x Alemanha, onde tivemos uma aula de futebol, só passeamos pelo centro do Capivari e depois seguimos para o Morro do Elefante.
2º dia: Fazenda e Zoo Lenz Gourmet, Museu Letícia Leirner e Mosteiro das Monjas Beneditinas.
3º dia: Palácio Boa Vista e cidade de Santo Antônio do Pinhal.

Hospedagem
Pedra do Baú tomado pela névoa
# Hospedagem em Campos do Jordão em Julho é extremamente cara. Uma opção mais barata são as pousadas do Bairros de Jaguaribe e Abernessia, que se localizam junto da avenida principal ou próximo dela. 

# Outra opção mais barata ainda é se hospedar em Santo Antônio do Pinhal, onde as diárias chegam a ter os preços abaixo da metade em comparação com as pousadas de Campos do Jordão. E tem a vantagem de estar a cerca de 15 Km, o que dá em torno de uns 20 minutos de Santo Antônio até Campos de carro.


Alimentação
Museu Felicia Leirner
# Nos bairros do Jaguaribe e Abernessia são encontrados restaurantes que são outras boas opções, para quem quer evitar os valores altíssimos do Bairro do Capivari e não perdem em nada na qualidade e no serviço Em comparação com os do Capivari. 
Já comemos na Cantina Nonna Mimi, que possui valores justos e boa comida e também no Restaurante Querença da Serra, ambos no Bairro da Abernessia
Cantina: Clique aqui
Querença da Serra: Clique aqui
Mirante do Vale do Lageado
# Por terem preços extremamente altos, os restaurantes no centro do Capivari só valem a pena para um chocolate quente ou comer um rodízio de fondue, que também não são baratos. 

# Na minha opinião, o Capivari só compensa para passeios durante a noite e se der sorte até acompanhar um show do Festival de Inverno que ocorre na Praça Principal do Capivari.


Abaixo as dicas dos passeios que fizemos:
No topo
# Morro do Elefante 
Com uma altitude de 1800 metros, do topo se tem uma bela visão panorâmica, sendo possível enxergar quase toda a cidade, além das montanhas ao fundo, onde se localiza o Pico do Itapeva.
Para chegar lá, são dois tipos de caminho: seguindo pela estrada ou pelo teleférico, que sai da Praça principal da Vila de Capivari. Quem for de carro, existem várias placas sinalizando o caminho. Pelo teleférico é mais divertido, mas é uma inclinação razoável.
Quem subir ao Morro de carro e dispor de um pouco mais de tempo vale a pena seguir pela mesma estrada em direção ao Pico do Imbiri, que tem uma altitude um pouco maior e não fica muito distante do topo do Morro do Elefante.

# Fazenda Lenz Gourmet (Fechou em 2017)
Restaurante da Fazenda Lenz Gourmet
Era uma pequena Fazenda que possuía um mini zoo com alguns animais, dentre eles: ovelhas, cabras, aves, porcos, mini-vacas, pôneis. 
Eram bem mansinhos e ficavam soltos pela propriedade. Era a diversão das crianças.
O lugar também dispunha de algumas trilhas que levavam até um belo mirante, a Cachoeira Gavião Gonzaga e a uma pequena caverna.
No Mirante da Fazenda Lenz Gourmet
Do mirante se tinha uma bela vista panorâmica do Vale do Lageado e de toda a região próxima da cidade de Santo Antônio do Pinhal.
Pena que fechou.

# Museu Felícia Leirner

Museu a céu aberto
É um museu a céu aberto, que se destaca por ter pouco mais de 80 obras da artista esculpidas em cimento branco e bronze, retratando figuras abstratas e humanas.
Muitas das obras estão ao longo de uma trilha cimentada em meio à vegetação e à mata de araucárias.
No topo do morro, onde existe um pequeno observatório, se tem uma linda vista da Pedra do Baú, mas não demos muita sorte porque a Pedra estava encoberta no dia. 
Em dias de Sol deve ser lindo a contemplação do Por do Sol, visto desse topo do morro. 
É um passeio perfeito para as crianças que podem correr em meio à alamedas floridas e as araucárias, podendo até desfrutar de um piquenique.
Esculturas do Museu
No mesmo local também se encontra o Auditório Claudio Santoro, onde são realizados a maioria dos concertos do Festival de Inverno. 
Entrada gratuita somente aos Domingos. 
Valor: $10 Reais. Apesar de ter uma longa lista de gratuidade.
www.museufelicialeirner.org.br/visite/ingressos-e-gratuidade/

# Mosteiro das Monjas Beneditinas 
Localizado em meio a um bosque de árvores ciprestes, o Mosteiro está na mesma avenida que leva até o Palácio da Boa Vista.
Conta com uma pequena capela, uma loja que vende artigos religiosos, artesanatos, mel, vinho e biscoitos, pães e bolos que são feitos no próprio mosteiro.
Junto do estacionamento existe um pequeno quiosque onde são vendidos algumas guloseimas por preços bem camaradas. O copo de chocolate quente cremoso tem quase a metade do preço do que é encontrado na Vila de Capivari - aproveite. 
Mas o ponto alto desse passeio é o Canto Gregoriano, que acontece na Capela todos os dias, às 17h45min.
Entrada gratuita.
www.mosteirosaojoao.org.br

# Palácio Boa Vista

Entrada do Palácio
Construído entre os anos de 1938 a 1964 em estilo medieval, o Palácio é a residencia oficial do Governo de SP, sendo usado como Casa de Inverno e dividido em mais de 30 ambientes, mas somente alguns cômodos do térreo e do 1º andar são abertos à visitação.  
O acervo é bem rico, contando com mobiliários dos séculos XVII e XVIII, esculturas, peças religiosas e antiguidades. 
O tour é feito com acompanhamento de guias que explicam a origem das várias obras de artistas como Tarsila de Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti. 
Não é permitido fotografar no interior do Palácio. 
Entrada gratuita.
Acesso: clique aqui

# Estação Férrea Eugênio Lefreve, em Santo Antônio do Pinhal
Embarque da estação
Estação ferroviária que ainda está em atividade e é parada do trem turístico que sai de Campos do Jordão. Alguns anos atrás o trem passava pela estação e seguia para Pindamonhangaba, mas atualmente está suspenso sem previsão de voltar a funcionar. 
No local existem um ótimo café com mesas na plataforma e uma loja de artesanatos.
Caminhando por alguns minutos próximo da linha férrea se chega ao Mirante Nossa Sra. Auxiliadora, que possui um bela visão do Vale do Paraíba e partes da Serra da Mantiqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário