30 de janeiro de 2007

Dicas: Salvador, Morro de São Paulo e Praia do Forte na Bahia - melhores roteiros para 1 semana de passeios

Aqui vão algumas dicas para quem pretende visitar Salvador/BA e arredores. 
A minha experiência foi de apenas 1 semana, quando eu fui para lá com a Márcia no início de Janeiro, mas dei uma atualizada recentemente em algumas informações.
Fui por uma agência de viagem, com passagens de avião e hospedagem incluídas. 
Ainda visitamos outros lugares próximos de Salvador.

Foto acima no cais de Salvador com o Mercado Modelo em primeiro plano


Fotos
- Salvador, Ilha de Itaparica e praias próximas: clique aqui
- Morro de São Paulo: clique aqui
- Praia do Forte (Projeto TAMAR): clique aqui

Atualizado Julho/2020

Pelourinho
O roteiro que eu e a Márcia fizemos foi conhecer a parte histórica da cidade (Pelourinho), algumas praias de Salvador, Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo e a Praia do Forte (Projeto TAMAR). Até queríamos ter ido a outros lugares, mas 1 semana foi pouco.
# Uma questão que nos preocupava era a segurança, mas nos locais turísticos não tivemos problemas. Ao fazer o tour com o pessoal da agencia pelo Pelourinho, um Policial Militar nos acompanhava a todo momento. Claro que se estiver sozinho ou em dupla, é só não entrar em ruas desertas ou dar muita bandeira para os ladrões, que existem em todo lugar turístico.

# Achei também um povo muito prestativo e hospitaleiro. 

Se você perguntar para qualquer morador da cidade em busca de alguma informação, ele não para de falar. É capaz que ele conte a vida da família dele toda para você. E sempre procura te ajudar no que for preciso.   

Alimentação:

Parte baixa da cidade
# Fuja de alguns restaurantes da área do centro, principalmente antes da região do Pelourinho, próximos a Praça da Sé (alguns self-service). Não me pareceram muito higiênicos. Nas ruas do Pelourinho até existem alguns restaurantes mais sofisticados, mas não cheguei a comer em nenhum. Fica para uma outra viagem.

# Praças de alimentação de Shoppings Centers é uma boa opção, já que existem bons restaurantes de comidas típicas, que são ótimos. O Shopping da Barra é um deles e fica pertinho da Praia do Farol da Barra e da imagem de Jesus Cristo. Cerca de 100 metros da praia.


# Ao longo da Praia do Farol da Barra, próximo do Cristo, na Avenida Beira Mar e ruas transversais existem inúmeros restaurantes que oferecem bons pratos e não tão caros. Vale a pena também.
Centro histórico
# Próximo da Praia de Ondina fica o Speed Lanches. É um restaurante que funciona 24 horas e têm pratos quentes com arroz e carnes, vários tipos de lanches e todos bem baratos. A comida era boa e os lanches também não dá para reclamar.
Página no Face: clique aqui.

# Quem gosta de acarajé ou pratos típicos baianos, uma boa opção é a Casa da Dinha do Acarajé. Ela possui um food truck no Largo de Santana, em frente a Praia do Rio Vermelho. Tá sempre cheio e a maioria é de turistas. Em alguns dias da semana ela prepara porções e pratos típicos. Não deixe de conferir.
Clique aqui.

Uma coisa muita barata em Salvador é a água de coco. Em todo lugar você encontra aqueles carrinhos. Aproveite.

Passeios:
Igreja de São Francisco
# Pelourinho e arredores: Obrigatório. Só fique atento à segurança.

# Procure ver o show de luzes e som na Igreja São Francisco, no Pelourinho. São poucos horários durante o dia. A Igreja é uma das mais ricas do país. Seu interior é todo em ouro e é de encher os olhos.

Clique aqui para mais detalhes

# Praça da Sé com a Catedral, ao lado do Pelourinho, também vale a pena conhecer. 


# Igreja do Senhor do Bonfim só vale pela curiosidade. É um pouco longe do centro. Além de ter de pegar um ônibus no Comércio (ao lado do Mercado Modelo) tem de andar um pouco mais. O ideal é ir de uber.

www.santuariosenhordobonfim.com
Elevador Lacerda
# Lagoa do Abaeté – curta o Sol em suas areias brancas ou embaixo dos coqueiros de frente para a Lagoa. Maravilhoso

# Elevador Lacerda e Mercado Modelo também são bons passeios. No MM não deixe de visitar o porão. É meio sinistro, mas vale a pena. 

Praia de Itapuã
# Farol e Praia de Itapuã é um bom lugar para conhecer e passar o dia, mas muito cuidado ao entrar no mar, pois em algumas pedras são encontrados ouriços. 

# Praia do Flamengo é só para quem gosta de surf e quer pagar uma fortuna nos bares (extremamente caros). Não gostei. 

Fim de tarde no Farol da Barra
# Farol da Barra e o Cristo valem a pena. Principalmente no final de tarde. Ver o Pôr do Sol do Farol é um espetáculo.
Farol da Barra ao fundo
# A Praia do Farol Barra (entre o Cristo e o Farol) também é bem legal. Encontrei a praia limpa e deu até para ver alguns peixes. Um snorkel aqui vale a pena.

# Ilha de Itaparica: para chegar lá é só pegar a balsa que sai do Terminal Marítimo, ao lado do Mercado Modelo, em direção a Mar Grande. Valor: $7 (Julho/2020)

Descendo em Mar Grande é só pegar uma das vans que vão para as praias de Berlinque, Aratuba e Cacha Pregos. São as melhores praias da ilha. Valor: $5 (Julho/2020).

Berçário das tartarugas
# No Terminal Marítimo, ao lado do Mercado Modelo, também saem passeios de escuna para a Ilhas do Frade e Itaparica. Não deixe de aproveitar.
Aquários do TAMAR
# Praia do Forte vale pelo passeio ao Projeto Tamar. A praia não é tão legal (Guarajuba e Arembepe são melhores e ficam + - próximas). 
Tem uma linha de ônibus que sai da Rodoviária (Empresa Linha Verde) com poucos horários. Leva em média 1h30min. Valor passagem: $10 (Julho/2020).
Ninho ao lado da Praia
# Outra opção barata são as vans, que também saem próximas da Rodoviária e com a vantagem de serem mais rápidas que os ônibus. 


Junto da Praia
# Procure ver com o Pessoal do TAMAR se haverá retirada de tartarugas dos ovos, que ficam enterrados em um local do recinto. É bem legal ver as tartarugas nascendo. Ingressos: $28 (Julho/2020)
www.tamar.org.br/centros_visitantes.php?cod=1
Quarta praia
 # Morro de São Paulo é obrigatório também. Para economizar no tempo vá de lancha ou de Catamarã (pouco mais de 2 horas). Elas saem em horários diferentes e partem do cais ao lado do Mercado Modelo.

Quarta Praia do Morro de SP
# Em Morro de São Paulo, passe direto pela Vila e vá na Quarta Praia. Se conseguir chegar de manhã é capaz de você ainda conseguir ver o aquário natural de águas mornas na praia. Leve uma mascara e snorkel.
Para voltar a Salvador, compre antecipadamente o retorno nas inúmeras agencias de Morro de SP. São várias opções: o mesmo catamarã que você foi ou a lancha rápida até a cidade de Valença e de lá em ônibus da agencia até Mar Grande, em Itaparica para depois cruzar a Baia até o cais de Salvador. 
Se dispor de tempo, procure ficar mais de 1 dia aqui. São muitas opções de hospedagens e para todos os bolsos.

# Na cidade funciona uma linha de ônibus especial de 2 andares que passa pelos principais pontos turísticos. É a linha Salvador Bus. Vale a pena. www.salvadorbus.com.br

9 comentários:

  1. Numa primeira visita se conhece muito pouco ... volte outras vezes e você vai descobrir muito mais ... Salvador é cheia de encantos e recantos. Eu visito a cidade a mais de 10 anos e não me canso de voltar. Este ano passei o mês de Fevereiro todo por lá e queria ficar mais ... acabei voltando pra passar o fim de semana uma semana depois de ter voltado pra casa ... razões do coração.

    Sugestão: Na próxima viagem esqueça os fastfoods e lanchonetes e explore mais a culinária baiana, você vai descobrir um mundo fantástico de sabores e temperos.

    ... vou conferir as fotos ! :o)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Everaldo.
      Como a gente fez essa viagem de apenas 1 semana, ficou muita coisa p/ ver.
      A alimentação sim foi uma delas.
      Sempre saímos do Hotel de manhã e voltavamos à noite.
      Por isso sempre a gente se alimentava ou no Speed ou em algum restaurante na frente da Praia do Farol. Ali em frente ao Cristo.
      Mas voltaremos lá sim.

      Excluir
  2. Caro Augusto
    Vi este tópico sobre Salvador e não resisti dar uma lida (rs)... Suas dicas são ótimas e parece que vcs fizeram vários passeios aqui oq pode tornar a viagem um pouco cansativa.
    Algumas observações, com sua permissão, irei fazer para seus amigos leitores que desejarem vir à Salvador:
    No pelourinho tem dois restaurantes excelentes e famosos. Quem desejar comida típica vai no da Dadá (ela começou fazendo acarajé e fez fortuna aqui com sua comida regional). Além deste, existe o La Lupa, cozinha super higiênica e italiana (é de um Italiano) com ótimas opções de vinhos.
    Tem gente que adora o Farol de Itapuã, mas tem que ser no final da tarde (passar a tarde em Itapuã...) para apreciar o pôr-do-sol...É lindo! Existe um restaurante lá também muito famoso que se chama Mistura Fina, acho que em segundo lugar no melhor de Salvador.
    Concordo que o pôr-do-sol na barra é magnífico e na descida da Av Contorno, indo para o mercado modelo(antes) existe o Bahia Marina com ótimas opções de restaurantes com a mesma vista (tenho algumas fotos de lá na minha página intitulada pôr-do-sol em salvador).
    Um último comentário: espero que vcs não tenham perdido a balsa e ido para Bom Despacho no retorno de Itaparica (rs)! É realmente desgastante.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane
      Valeu mesmo pelos comentários e dicas.
      1 semana não dá p/ ver muita coisa mesmo. A gente deu preferencia aos passeios ao redor de Salvador. Faltou ainda passeio pela baia de todos os santos p/ conhecer as ilhas e ir p/ Boipeba.
      No Pelourinho queriamos ter ido também lá durante a noite em algum barzinho. Disseram p/ gente que vale a pena também, mas não sobrou tempo.

      Farol de Itapuã, no dia em que passamos lá, tava muito feio. Alga em toda a praia e agua escura. Demos azar. Fora os ouriços na praia.

      E qto ao retorno de Itaparica, chegamos ao cais de Mar Grande pouco depois das 17:30 hrs. Então deu tempo de retornar na ultima balsa. Passamos por Bom Despacho somente qdo voltamos de Morro de SP.

      Obrigado pelas dicas.

      Augusto

      Excluir
  3. Dei uma olhada nas fotos e estão lindas. Quando retornarem se precisarem de alguma dica e só falar. Que sorte não perderam o barco!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Augusto. Achei o seu Blog sem querer e foi legal ter umas dicas suas. Estou indo para Salvador com minha esposa e vou ficar 9 dias. Já fiz meu roteiro, mas suas dicas me ajudarama a modificá-lo um pouco. Gostei das fotos. Vi todas. Espero que possamos ter bons momentos em Salvador, pois ainda não conheço. Estou bastante eufórico, pois amo viajar. Já conheço quase todo o Nordeste e deixei Salvador por último. Minha esposa ainda faz algumas ressalvas pois é uma terra de muito misticismo e somos evangélicos. Mas sem problemas, temos que respeitar a todos, independentemente da nossa cultura ou religião. Não precisamos concordar, mas precisamos respeitar: só isso !!! Obrigado e o seu Blog está muito legal. Parabéns. Marco Braga (marco.braga@ig.com.br) Tchau ! e quem sabe te mando um CD com as fotos que vou tirar lá. Costumo não economizar depois das fotos digitais. No mínimo umas 1000 fotos por viagem... Um abraço e mande-me seu e-mail com endereço para eu lhe enviar o CD mais tarde ( depois da viagem, of course !!! ) Deus te abençoe e a Márcia também. Marco Braga - São José dos Campos - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Marco, blz?

      9 dias em Salvador?
      Vai dar p/ aproveitar muita coisa.
      Eu incluiria Boipeba no seu roteiro e algumas praias próximas da Praia do Forte (Arembepe, Guarajuba e outras mais).
      E se vc pudesse, fique mais de 1 dia em Morro de São Paulo.
      É um lugar lindo. Aquele aquario que existe na Quarta praia vale a pena.

      Em Salvador, não deixe de conhecer a Igreja São Francisco.
      P/ todo lugar que vc olha, é ouro.
      O show de sons e luzes vale a pena.
      Mas têm outras igrejas na cidade que também vale a pena conhecer.
      Nessas horas a crença religiosa deve ficar de fora. Vc está ali como turista, não como evangelico, nao é?
      E a hospitalidade baiana é dar inveja.

      Gde abc e aproveite muito.

      Excluir
  5. Morro de São Paulo é um verdadeiro paraíso na Bahia, onde praias exuberantes se encontram com uma atmosfera vibrante. Morro de São Paulo

    ResponderExcluir